Santa Cruz sofre, mas vence América-RN e larga na frente na decisão pela Série D
O gol da vitória foi marcado pelo atacante Ariel, aos 41 minutos do 2º tempo, no jogo de ida das quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro

O Santa Cruz sofreu, mas conseguiu a vitória e bateu por 1x0 o América-RN, neste sábado (30), na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife (RMR). O duelo foi válido pela partida de ida das quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro.
O centroavante Ariel, que entrou no segundo tempo, marcou o importante gol, aos 41 minutos, da etapa final. Com o resultado, a Cobra Coral joga pelo empate no jogo de volta para conquistar o tão sonhado acesso à Série C de 2026.
A grande decisão acontece no próximo dia 7 de setembro (domingo). A partida será realizada na Arena das Dunas, em Natal, a partir das 19h (de Brasília).
Outros jogos da Série D
Além de Santa Cruz x América-RN, mais dois jogos agitaram as quartas de final da Série D: Maranhão 1x0 ASA e Goiatuba 0x0 Inter de Limeira. Cianorte x Barra-SC se enfrentam neste domingo (31), às 15h, no estádio Willie Davids. Os jogos de volta acontecem todos no próximo final de semana.
Partida "amarrada"
O primeiro tempo de Santa Cruz x América-RN foi marcado por uma partida muito presa e com poucas chances de gol. Quano os dois times conseguiram encaixar, ambos tiveram um gol anulado por posição irregular. Thiago Galhardo do lado coral e Salatiel do lado potiguar.
Pouco antes do intervalo, o América-RN perdeu a primeira chance clara. Após lançamento do goleiro Renan Bragança, Hebert recebeu nas costas de Nathan e saiu na cara de Rokenedy. Porém, o atacante potiguar mandou para fora.
Eficiência do Santa Cruz
Depois do intervalo, o jogo ficou mais aberto. Para o Santa Cruz, William Júnior e Adailson levaram perigo ao gol de Renan Bragança. Só que o América-RN, novamente, levou mais perigo.
Thiaguinho saiu na cara de Rokenedy, chutou por cima do goleiro e Eurico tirou a bola, pouco antes da linha o gol. Precisando da vantagem para jogar a grande decisão fora de casa, o técnico Marcelo Cabo promoveu as entradas de Geovany e Ariel no ataque.
E brilhou a estrela do treinador. Geovany arrancou pela ponta esquerda, entortou Guilherme Paraíba e cruzou rasteiro para Ariel, que saiu nas costas do marcador para empurrar a bola e fazer 1x0 para o Santa Cruz, aos 41 minutos.
Notas do Escrete de Ouro
Em parceria com o Escrete de Ouro, da Rádio Jornal, o Blog do Torcedor divulga as notas do Santa Cruz na partida. A avaliação foi feita pelo comentarista Ralph de Carvalho.
- Rokenedy: 6
- Toty: 6
- Eurico: 6
- William Alves: 6
- Nathan: 3
- Rodrigues: 6
- Gabriel Galhardo: 5
- Balotelli: 6
- Pedro Favela: 5
- William Júnior: 7
- Thiaguinho: 6
- Adailson: 6
- Thiago Galhardo: 4
- Ariel: 8
- Renato: 6
- Geovany: 6
- Marcelo Cabo: 8
Ficha do jogo
Santa Cruz
Rokenedy; Toty, Eurico Lima, William Alves, Nathan (Rodrigues), Gabriel Galhardo, Wagner Balotelli, Willian Júnior, Thiaguinho (Adailson), Renato (Geovany) e Thiago Galhardo (Ariel).
Técnico: Marcelo Cabo.
América-RN
Renan Bagança; Ricardo Luz, Lucas Rodrigues, Guilherme Paraíba, Rennan Siqueira, Ferreira (Robson), Alexandre Aruá, Souza (Marquinhos), Dudu (Thiaguinho), Hebert (Gabriel Lima) e Salatiel.
Técnico: Gerson Gusmão.
- Local: Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata-PE.
- Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS).
- Assistentes: Michael Stanislau e Tiago Augusto Kappes Diel (ambos do RS).
- VAR: Daniel Nobre Bins (RS).
- Público: 40.505 torcedores.
- Renda: R$ 1.227.225,00.