Vídeos | Notícia

Criminosos criam oferta fake, com preço promocional, para aplicar golpes

Enfermeira quase cai em golpe online ao tentar comprar canetas emagrecedoras numa farmácia. A Delegacia de Crimes Cibernéticos foi acionada

Por TV Jornal Publicado em 19/08/2025 às 20:53

Cinthia Barbosa, uma enfermeira que vinha pesquisando na internet canetas emagrecedoras.

Durante um dos seus acessos nas redes sociais, Cíntia se deparou com uma propaganda de uma farmácia, a qual oferecia o produto que ela procurava.

No anúncio, quatro canetas apareciam com um suposto desconto do governo federal, onde uma caixa, com as quatro unidades, sairia por R$ 97.

Atraída pela oferta, Cinthia clicou no link do anúncio, que a direcionou rapidamente para a página onde seria feita a compra.

Desconfiança de golpe

Após preencher alguns dados, Cinthia começou a suspeitar que se tratava de um golpe.

Ela chegou a gerar um cartão virtual de 24 horas, mas antes de efetuar o pagamento, decidiu consultar um delegado especializado em crimes cibernéticos. O profissional confirmou que se tratava de uma fraude.

Em um trecho do relato, Cinthia declara: "Eu estava pesquisando sobre as famosas canetinhas, quando apareceu uma propaganda de uma farmácia conhecida em parceria com o governo federal. Isso me deu uma segurança maior, mas na hora de pagar, algo me alertou e decidi consultar o delegado, onde tive a confirmação de que era golpe. Foi a minha salvação."

Orientação e prevenção de fraudes

O delegado Eronides Meneses falou sobre a nova modalidade do golpe e forneceu orientações sobre como desconfiar de anúncios fraudulentos.

Entre elas, ressalta-se a importância de estar sempre atento ao endereço de internet e, em caso de dúvidas sobre a legitimidade do site, recomenda-se buscar o aplicativo oficial da loja mencionada na propaganda.

Destaca ainda que quem for identificado praticando ações criminosas virtuais responderá perante a delegacia de crimes cibernéticos.

  • Dica 1: Quando uma oferta é boa demais, desconfie.
  • Dica 2: Verifique sempre o início do endereço de internet.
  • Dica 3: Em caso de dúvida, busque o aplicativo oficial da loja mencionada na propaganda.
  • Dica 4: Caso se sinta vítima de um golpe cibernético, procure a delegacia especializada e traga todos os comprovantes e links acessados.

Esse texto foi gerado por inteligência artificial, com base em vídeo autoral da TV Jornal, sob monitoramento de jornalistas profissionais

Compartilhe

Tags