Porto Digital faz 25 anos e se consolida como referência em tecnologia no Brasil
Evento aconteceu no auditório da sede nesta quarta-feira (24) com presença de autoridades, economistas, arquitetos e imprensa local

Clique aqui e escute a matéria
"Mais democrático, mais diversificado e mais inclusivo. É assim que eu enxergo o futuro do Porto Digital", afirmou o co-fundador do Porto Digital, Cláudio Marinho, em evento que celebrou os 25 anos do parque tecnológico nesta quarta-feira (24).
O evento reuniu colaboradores, profissionais de tecnologia e arquitetura, imprensa e autoridades para mostrar dados relevantes para o desenvolvimento do Porto Digital e também para lançar o livro digital “Porto Digital, Inovação e Preservação no Centro do Recife”, que marca o início das celebrações pelos 25 anos do parque tecnológico. .
Desde sua fundação, o Porto Digital atua na transformação urbana, social e tecnológica do Bairro do Recife. Mais de 200 mil m² de imóveis históricos foram recuperados, batento o recorde de maior projeto de regeneração urbana do Brasil, sendo 30 mil m² diretamente reabilitados pelo Núcleo de Gestão do Porto Digital (NGPD).
"O porto digital é um ecossistema de inovação, atualmente com quase 500 empresas, mais de 22 mil pessoas empregadas e a terceira maior economia do Recife. Não é um projeto de négocios, nem de tecnologia, é um projeto da cidade", afirma o fundador Silvio Meira.
Em entrevista ao Jornal do Commercio, Silvio reforçou que "faz 25 anos que temos um objetivo: colocar 50 mil pessoas para trabalhar no Porto Digital. Somos um projeto de pessoas e para pessoas, principalmente de periferias", com a fala ele complementa a importância do Embarque Digital como ferramenta de chegada neste objetivo: "É através dele que colocamos pessoas que estudaram em escola pública, que não estão em universidades públicas".
Para os próximos anos, Silvio afirma que os planos continuam os mesmos. "O Porto Digital é um plano de 50 anos, estamos apenas nos 25 anos e ele não foi feito para ser uma ação momentânea. O Porto é pura essência, com construção, determinação e um projeto de muito porte, muito alcance e longo prazo. A diferença de antes para agora é que agora temos credibilidade e autoridade para continuar colocando em prática".
A obra que reúne a história do Porto Digital
A publicação lançada digitalmente é fruto do Projeto Cultural para Reabilitação de Áreas Centrais, uma realização do Porto Digital em parceria com o BNDES, e reúne reflexões, histórias, experiências e visões sobre a presença e o impacto do ecossistema de inovação no Bairro do Recife.
“Muito além de celebrar esses marcos históricos, este livro reforça o papel do Porto Digital como força transformadora da cidade. É uma memória viva de como a inovação e o empreendedorismo, juntos, podem reescrever a história de um território, revitalizar o centro do Recife e gerar impacto real na vida de milhares de pessoas ao longo de gerações”, afirma Pierre Lucena, presidente do Porto Digital.
O livro pode ser adquirido de forma gratuita pelo site do Porto Digital.