Celebridades | Notícia

Edu Guedes: Por que o câncer no pâncreas é considerado de alto risco?

Edu Guedes foi diagnosticado e operado recentemente para retirar um tumor no pâncreas; entenda porque a doença é considerada de alto risco.

Por Thallys Menezes Publicado em 09/07/2025 às 19:13 | Atualizado em 09/07/2025 às 21:35

Clique aqui e escute a matéria

O chef e apresentador Edu Guedes, de 50 anos, passou recentemente por cirurgia de remoção de um tumor no pâncreas. Em recuperação, o ator agradeceu o apoio dos fãs. 

As notícias em torno do diagnóstico chamam a atenção dos internautas para a doença, uma variedade rara do câncer, que inspira cuidados especiais.

Por que o câncer de pâncreas inspira preocupação?

O câncer de pâncreas é considerado uma doença agressiva, com taxa de letalidade considerada alta.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) revelam que há cerca de 10.980 casos anuais da doença, em uma proporção de 5,07 por 100 mil habitantes, como destaca O Globo.

Porém, apesar de constituir apenas 1,6% de todos os diagnósticos de câncer no Brasil, a neoplasia no pâncreas é responsável por cerca de 5% dos óbitos.

Além do perfil agressivo da enfermidade, outro fator que favorece os altos índices de mortalidade são a baixa manifestação de sintomas. Frequentemente, os sinais surgem apenas em casos avançados.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer dos Estados Unidos, apenas 13,3% dos pacientes estão vivos cinco anos do diagnóstico, como destaca a matéria do jornal O Globo.

Para o Dr. Conan Kinsey, do Instituto de Câncer Huntsman, nos EUA, é difícil operar o pâncreas devido à alta quantidade de vasos sanguíneos que rodeiam o órgão.

Aviso importante!

Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde.

Se suspeita de câncer no pâncreas, procure um médico para investigação e início de tratamento.

Compartilhe

Tags