Política | Notícia

Raquel Lyra anuncia visita com Lula a Noronha para tratar de energia limpa

'Noronha Verde' será lançado no dia 8 de novembro com a presença do presidente e da governadora; anúncio foi feito por Raquel na Rádio Jornal

Por Rodrigo Fernandes Publicado em 31/10/2025 às 9:51 | Atualizado em 31/10/2025 às 14:51

Clique aqui e escute a matéria

A governadora Raquel Lyra (PSD) e o presidente Lula (PT) estarão juntos no próximo dia 8 de novembro, um sábado, em uma visita a Fernando de Noronha para o lançamento do programa Noronha Verde, da Neoenergia, que irá ampliar a geração de energia renovável do arquipélago. O anúncio foi feito pela gestora durante entrevista à Rádio Jornal, nesta sexta-feira (31), e confirmado pelo governo federal.

O programa amplia a geração de energia limpa em Noronha por meio de energia fotovoltaica e do armazenamento por baterias, e faz parte do projeto de descarbonização do arquipélago pernambucano, hoje majoritariamente abastecido a diesel.

A cerimônia de lançamento ocorrerá no Forte Nossa Senhora dos Remédios, às 11h30. Segundo o governo federal, os investimentos no projeto serão da ordem de R$ 350 milhões. A estimativa é de que o Noronha Verde entre em operação no início de 2027.

Durante a entrevista à Rádio Jornal, Raquel Lyra afirmou que a visita poderia ocorrer no dia 9 (domingo), mas que a agenda poderia sofrer alterações de acordo com o calendário do presidente.

"O presidente da República vai estar aqui em Fernando de Noronha, entregando energia renovável, numa decisão nossa junto com a Neoenergia. Estarei lá com ele. Já foi marcado e desmarcado... a agenda do presidente não é a minha. Na verdade, tem uma pré-agenda colocada que indica que ele poderá estar aqui no final de semana que vem", explicou a governadora.

A visita de Lula ocorre às vésperas do início da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP 30, que começa na segunda-feira (10), em Belém, no Pará.

O presidente viaja para a capital paraense neste sábado (1º) e no próximo sábado fará uma pausa nas agendas em Belém para embarcar para o arquipélago pernambucano. Ele deve retornar ao Pará logo após a agenda em Noronha.

Assista à entrevista na íntegra

Reencontro em Pernambuco

A visita marca o reencontro de Lula e Raquel Lyra em território pernambucano após um hiato de quase seis meses. A última agenda conjunta ocorreu em maio de 2025, quando o presidente esteve em Salgueiro, no Sertão, para a assinatura da ordem de serviço da transposição do Rio São Francisco, com a presença da governadora.

Desde então, Lula esteve no estado em agosto para compromissos em Goiana e no Recife, mas a governadora optou por não acompanhá-lo, priorizando compromissos no Sertão.

Contudo, Raquel posou ao lado de Lula em Brasília no mês de setembro, durante o lançamento do Novo PAC Seleções para drenagem e contenção de encostas. No mesmo mês, ela afirmou à Rádio Jornal que mantém boa relação com o presidente.


#im #ll #ss #jornaldocommercio" />

Compartilhe

Tags