'Lula pode falar comigo a qualquer momento', diz Trump sobre crise das tarifas
Apesar de sinalizar uma possível conversa sobre a crise das tarifas, presidente americano voltou a criticar o tratamento do Brasil a Jair Bolsonaro

Clique aqui e escute a matéria
Em uma aparente mudança de tom na crise diplomática e comercial com o Brasil, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sinalizou nesta sexta-feira (1º) que está aberto a uma conversa direta com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
"Ele pode falar comigo a qualquer momento", afirmou o líder republicano sobre Lula. "Vamos ver o que acontece com o Brasil. Eu amo as pessoas de lá", acrescentou.
- Datafolha: 57% dos brasileiros reprovam pedido de Trump para parar processo contra Bolsonaro
- Tarifaço desidratado, sanção a Moraes, ataque ao governo Lula e defesa de Bolsonaro. Entenda decreto de Trump
- Tarifaço de Trump atinge exportações de Pernambuco e ameaça polos produtivos importantes do Estado
A declaração representa uma reviravolta no cenário, já que, nos últimos dias, o próprio Lula e seus ministros vinham reclamando publicamente que as tentativas de diálogo com o governo americano não estavam sendo correspondidas.
Apesar da porta aberta para a negociação, Trump manteve o componente político da crise na mesa. Na mesma fala, ele voltou a criticar o Brasil pelo que considera um tratamento inadequado ao ex-presidente Jair Bolsonaro, principal justificativa que o americano tem usado para a ameaça de impor uma tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros.
Trump assina decreto que impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros