Política | Notícia

Lula chama Bolsonaro de 'traidor de Tiradentes' e o acusa de crime de lesa-pátria

Durante discurso em Ouro Preto (MG), presidente afirma que pedir sanções a uma potência estrangeira contra o próprio país é um "ato de traição"

Por Túlio Feitosa Publicado em 25/07/2025 às 17:54

Clique aqui e escute a matéria

Em um dos seus mais duros ataques ao seu antecessor, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparou, nesta sexta-feira (25), Jair Bolsonaro (PL) a Joaquim Silvério dos Reis, a figura histórica conhecida por ter traído Tiradentes e a Inconfidência Mineira no século 18.

A declaração, carregada de simbolismo, foi feita durante um discurso em Ouro Preto (MG), cidade que é o berço do movimento pela independência do Brasil.

Lula acusou Bolsonaro e seus aliados de cometerem um crime de "lesa-pátria" ao, segundo ele, articularem com o governo dos Estados Unidos a imposição de sanções e tarifas contra o Brasil. O presidente afirmou que a tentativa de usar uma potência estrangeira para interferir em assuntos internos do país, como os processos judiciais contra o ex-presidente, é um "ato de traição".

"Neste mesmo estado de Minas Gerais, um homem que queria a libertação do Brasil foi enforcado porque um traidor o entregou para os portugueses em troca de perdão de suas dívidas", disse Lula, traçando o paralelo histórico. "Hoje, vemos gente que vai a outra capital pedir a um governante estrangeiro que aplique sanções contra o seu próprio povo, contra o seu próprio país. Isso tem um nome: traição, um crime de lesa-pátria", completou.

A fala do presidente é uma resposta direta à crise diplomática com os Estados Unidos, na qual o presidente Donald Trump ameaçou aplicar uma tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros, justificando a medida com o andamento do processo contra Bolsonaro no STF.

Nos últimos dias, os filhos do ex-presidente, Flávio e Eduardo Bolsonaro, chegaram a condicionar publicamente o fim das tarifas à concessão de uma anistia para o pai.

O discurso de Lula em Ouro Preto eleva o tom do embate, enquadrando as ações de seus opositores não mais como divergência política, mas como uma traição aos interesses nacionais.

(Com informações da Agência Brasil).

Saiba como acessar nossos canais do WhatsApp


#im #ll #ss #jornaldocommercio" />

Compartilhe

Tags