Camara do Recife | Notícia

Câmara do Recife anuncia compra de imóvel para nova sede no bairro de Santo Amaro

Decisão foi tomada após seis anos de análise do mercado; câmara ressaltou que a discussão sobre a necessidade de um novo espaço físico é antiga

Por Thiago Seabra Publicado em 12/05/2025 às 17:11

A Câmara Municipal do Recife vai adquirir um imóvel que deverá abrigar a nova sede do Poder Legislativo da capital pernambucana.

A decisão foi tomada após seis anos de análise do mercado imobiliário. O endereço escolhido fica na Avenida da Saudade, nº 254, no bairro de Santo Amaro, região central da cidade.

Atualmente, as atividades da Câmara estão distribuídas em quatro endereços distintos:

  • Rua Princesa Isabel, nº 410 (prédio principal)
  • Rua da União, nº 273
  • Rua Monte Castelo, nº 131 e nº 166 (dois imóveis alugados)

Em nota oficial, a Câmara ressaltou que a discussão sobre a necessidade de um novo espaço físico é antiga, citando problemas como infraestrutura inadequada e falta de acessibilidade nas atuais instalações.

"A necessidade de uma nova sede é tema recorrente de matérias publicadas na imprensa – pelo menos nos últimos 15 anos –, tendo em vista os problemas de infraestrutura e inadequações às regras de acessibilidade em todas as instalações", publicou.

O presidente do Legislativo municipal, vereador Romerinho Jatobá (PSB), destacou os objetivos da mudança e a importância de oferecer uma estrutura mais adequada ao trabalho legislativo e ao atendimento à população.

O nosso objetivo é obter mais eficiência, com a melhoria do atendimento à população e das condições de trabalho dos servidores públicos. Nós buscamos honrar o passado, o presente e construir o futuro, afinal, a Casa do Povo precisa de um espaço que reflita sua grandeza, que seja moderno, acolhedor e condizente com a força do Recife”, disse.

Capacidade de expansão e adequação à legislação

A aquisição do novo imóvel pela Câmara do Recife deve possibilitar a ampliação do espaço físico disponível para as atividades legislativas e administrativas, o que, segundo o Legislativo municipal, pode contribuir para melhorar o atendimento à população.

O terreno possui 11.165 m² e permite uma área construída até cinco vezes maior que a atual. No local, já existe um edifício de 5.777 m², considerado estruturalmente aproveitável.

De acordo com estudos técnicos realizados pela Divisão de Arquitetura e Engenharia da Câmara, o espaço atende aos requisitos estruturais e está em conformidade com o Plano Diretor do Recife.

O primeiro-secretário, vereador Eriberto Rafael (PSB), fez considerações sobre o assunto. “Além de não comportar os diversos setores do Poder Legislativo, o nosso prédio-sede não consegue mais receber confortavelmente a população. A acessibilidade, por exemplo, é uma questão importantíssima e não temos como atender na atual estrutura”, disse.

Escolha do local para o novo imóvel

A proximidade com outros órgãos públicos foi um dos fatores considerados na escolha do novo endereço da Câmara do Recife, que fica a cerca de 1 km da atual sede.

O local está próximo à Prefeitura do Recife, Tribunal de Contas do Estado, Assembleia Legislativa de Pernambuco, Ministério Público, Tribunal de Justiça de Pernambuco e à sede do Governo do Estado, o que, segundo o Legislativo municipal, facilita a articulação institucional.

As tratativas para aquisição do imóvel foram iniciadas em 2024, junto à empresa Ocktus Participações LTDA., culminando na conclusão da negociação.

Para a definição do valor de compra, a Câmara contratou duas empresas de engenharia, que emitiram laudos técnicos de avaliação de mercado.

Com base nesses estudos, o imóvel será adquirido por R$ 25 milhões, com recursos próprios do Poder Legislativo.

Enquanto as obras da nova sede estiverem em andamento, o atual prédio da Câmara do Recife continuará funcionando normalmente.

De acordo com o Legislativo municipal, durante esse período de transição, serão realizados estudos para definir a futura utilização do imóvel histórico, com o compromisso de que sua nova destinação preserve a memória do patrimônio recifense e atenda aos interesses da população.

Saiba como acessar o JC Premium

Compartilhe