Casa da Cultura de Pernambuco divulga programação especial para o mês de maio
Série de atividades do equipamento reúne oficinas, apresentações e feira que valorizam a cultura popular e incentivam o comércio do Estado

A Casa da Cultura de Pernambuco - Luiz Gonzaga, um dos maiores polos de comercialização de artesanato do Recife, administrada pelo Governo do Estado, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – FUNDARPE e da Secretaria de Cultura de Pernambuco – SECULT, recebe uma série de atividades culturais durante todo o mês de maio. A agenda inclui ações voltadas para diversas linguagens, como dança, arte, música, patrimônio e fortalecimento da agricultura familiar. A programação é gratuita na maior parte e contempla públicos diversos, promovendo o acesso à cultura, a ocupação criativa do equipamento e incentivando o comércio do Estado.
Nesta quarta-feira (14), a Casa recebe a 23ª Semana Nacional dos Museus, que tem como tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”. Nesta edição, a programação conta com uma ação especial: a apresentação da Orquestra de Sanfonas – Sanfonas para Elas e da Banda de Forró As Fulô, ambas formadas só por mulheres. A atividade ocorre das 15h às 16h30, no palco Nelson Ferreira (área externa), e conta com a participação dos alunos da Escola Estadual Oliveira Lima. A realização é do Museu do Barro de Caruaru e da Secretaria da Mulher de Caruaru. O acesso é gratuito.
Em todas as sextas-feiras do mês, das 7h às 12h (exceto feriados), acontece a tradicional Feira Orgânica da Casa da Cultura, realizada no passeio em frente ao anfiteatro. A feira oferece frutas, verduras, hortaliças, mel, plantas medicinais, adubos e outros produtos da agricultura vindos diretamente da comunidade de Palmeiras, em Chã Grande, na Zona da Mata. Agora, a ação conta com uma novidade: o café da manhã direto do campo, com bolos regionais, pamonha, canjica, sanduíches e queijos artesanais. A atividade conta com apoio da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Palmeiras (APPRP).
FINS DE SEMANA
Aos sábados (17, 24 e 31/05), das 11h às 12h20, será realizada a oficina “Popping e Hip Hop Dance - Danças Urbanas”, ministrada por Anderson Dimas. A proposta é trabalhar as danças urbanas para pessoas interessadas em aprender sobre os fundamentos do popping - estilo de dança urbana que utiliza contrações e relaxamentos rápidos dos músculos para criar movimentos -, e a composição coreográfica do hip hop, além de promover vivências que irão estimular a fusão dos ritmos com a montagem e apresentação de uma coreografia final. A atividade ocorre na sala J. Soares, 2º andar do raio sul, e as inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo telefone (81) 3184-3152.
Entre os dias 19 e 22/05, o espaço recebe duas oficinas do projeto “Samba das Pretas”, sob coordenação de Mano Oliveira. Uma delas será a oficina de Backstage, no Teatro Clênio Wanderley, e a outra de Musicografia Braille, na sala J. Soares. Ambas acontecerão das 9h às 11h e têm como foco o fortalecimento de saberes técnicos e acessibilidade na área artística. As inscrições serão abertas em breve e deverão ser anunciadas na página oficial da Casa da Cultura de Pernambuco no Instagram.
Já nos dias 24 e 31/05, das 13h às 16h, a Casa recebe a oficina “DANÇART – Danças Populares na Casa da Cultura”, com Marcelo Maracá. A proposta é ensinar sobre a diversidade de ritmos da cultura popular pernambucana e suas danças, com ritmos como o frevo, caboclinho, coco, maracatu, cavalo marinho e outras manifestações típicas do Estado. A atividade segue nos meses de junho e agosto e será realizada na sala J. Soares, no 2º andar do raio sul. As inscrições já estão disponíveis, através de formulário on-line, e limitadas a 15 vagas. Dúvidas e maiores informações podem ser tiradas através do telefone (81) 3184-3152.
Na última quarta-feira do mês (28/05), a programação cultural se intensifica. A partir das 14h, acontece a “Oficina de Xilogravura com Severino Borges”, com o sobrinho do Mestre J. Borges - artista popular autodidata, poeta, xilogravador e patrimônio vivo de Pernambuco - na sala 304, no raio leste. Com apenas 15 vagas, a oficina custa R$ 250 e inclui aprendizado prático da técnica com o artista. As inscrições podem ser feitas pelo Instagram @atelierseverinoborges ou pelo telefone (81) 98101-6787.
Encerrando a programação deste mês, também no dia 28, às 15h, será apresentado o experimento cênico “Mátria”, no anfiteatro da área externa. O espetáculo reúne vozes poéticas negras para exaltar identidade, ancestralidade e resistência, resgatando memórias e histórias silenciadas pela opressão. A montagem é assinada pela Trupe Arte na Mochila e pelo Instituto de Desenvolvimento Social – IDS. O acesso é gratuito e aberto para todos os públicos.
A gestora do espaço, Lila Schnaider, convida a todos a ocuparem o equipamento neste mês e enfatiza a importância da pluralidade da programação pensada. “Nós, da Casa da Cultura, buscamos oferecer esta diversidade de possibilidades de programação nas áreas de arte e cultura, com atividades não só de apresentações, mas de formações. Aqui é um local que está no centro da cidade, com fácil acesso e uma programação montada com muito carinho por muitas mãos. Por isso, é importante que todos os tipos de públicos participem”, ressalta.
Confira a programação completa:
14/05 - Quarta-feira
> 23ª Semana Nacional dos Museus – Sanfonas para Elas & Banda de Forró As Fulô
Horário: Das 15h às 16h30
Local: Palco Nelson Ferreira (área externa)
Toda sexta-feira de maio (exceto feriados)
> Feira Orgânica da Casa da Cultura
Horário: Das 07h às 12h
Local: Passeio em frente ao anfiteatro
17, 24 e 31/05 - Sábados
> Popping e Hip Hop Dance - Danças Urbanas
Horário: Das 11h às 12h20
Local: Sala J. Soares, 2º andar do raio sul
Inscrição: Pelo telefone (81) 3184-3152
19 a 22/05 - Segunda a quinta-feira
Samba das Pretas – Oficina de Backstage
Horário: Das 09h às 11h
Local: Teatro Clênio Wanderley – 2º andar do raio sul
Inscrição: Anunciada em breve no Instagram da Casa da Cultura de Pernambuco
Samba das Pretas – Oficina de Musicografia Braille
Horário: Das 09h às 11h
Local: Sala J. Soares – 2º andar do raio sul
Inscrição: Anunciada em breve no Instagram da Casa da Cultura de Pernambuco
24 e 31/05 - Sábados
> DANÇART – Danças Populares na Casa da Cultura
Horário: Das 13h às 16h
Local: Sala J. Soares, 2º andar do raio sul
Inscrição: Formulário online (15 vagas)
28/05 - Quarta-feira
> Oficina de Xilogravura com Severino Borges
Horário: Das 14h às 17h
Local: Sala 304, 2º andar do raio leste
Inscrição: Pelo Instagram @atelierseverinoborges ou pelo telefone (81) 98101-6787
Valor da inscrição: R$ 250
28/05 - Quarta-feira
> Experimento Cênico ‘Mátria’
Horário: 15h
Local: Anfiteatro (Área externa)
Aberto ao público