Chuvas: Prefeitura do Recife interdita quase 100 imóveis por risco de deslizamentos após chuvas intensas na capital
Interdições foram realizadas pela Prefeitura do Recife depois de uma força-tarefa de vistoria em áreas de risco na cidade no fim de semana

Pelo menos 94 imóveis localizados em áreas de risco foram interditados e os moradores retirados pela Prefeitura do Recife devido às fortes chuvas que têm atingido o Litoral pernambucano desde a quinta-feira (15/5). A operação aconteceu neste sábado (17), nos bairros de Dois Unidos, Barro, Várzea e Ibura, localizados nas Zonas Norte e Oeste da capital, respectivamente.
Vinte e seis famílias solicitaram suporte logístico do município para realizar mudanças temporárias. A operação foi realizada em dez áreas de risco da cidade e foi agilizada pela gestão municipal diante da nova previsão de chuvas moderadas a fortes até pelo menos a próxima terça-feira (20). O volume de chuvas no Recife já ultrapassa os 270 mm em várias regiões.
A força-tarefa mobilizou mais de 250 profissionais e visitou, segundo informou a PCR, 351 residências, alcançando 685 moradores. Ao todo, 26 famílias também solicitaram apoio da gestão municipal para deixarem suas casas de forma temporária. As equipes atuaram com serviços de orientação, interdições de imóveis e demolições de estruturas comprometidas.
Caminhões, vans e veículos de apoio foram disponibilizados para auxiliar nas mudanças, e técnicos cadastraram moradores para o auxílio-moradia. Seis abrigos temporários estão funcionando na capital para acolher quem precisa deixar suas residências, e novos espaços podem ser abertos conforme a demanda. A lista está disponível no site acaoinverno.recife.pe.gov.br.
- Chuvas: Prefeitura de Jaboatão disponibiliza ônibus para moradores em situações de risco devido às chuvas
- Chuvas: apesar da trégua, previsão segue sendo de chuvas fortes para o Litoral de Pernambuco até pelo menos terça-feira (20)
- Estado e municípios discutem ações para enfrentar chuvas previstas na RMR e na Mata Sul
No sábado, a operação chegou a comunidades como Pantanal, Vila dos Milagres, Jordão Alto, Alto da Bela Vista, Passarinho e Alto do Rosário. E no domingo (18) chegou no Córrego do Tiro, Alto do Capitão, Alto do Brasil, Córrego do Caruá, Córrego do Leôncio, Córrego do Carroceiro, Vila Canaã, Jardim Monte Verde, Rosa Selvagem, Lagoa Encantada e Vila do Sesi.
Pelo segundo dia seguido, o prefeito João Campos acompanhou os serviços realizados, desta vez nas localidades atendidas pela Regional Noroeste da Defesa Civil. “Estamos desde o meio da semana passada com um fenômeno climático severo e acumulados de chuva muito grandes, com perspectiva de mais precipitações até a quarta-feira. Por isso a gente deu um passo a mais na mobilização do COP e está fazendo esse protocolo transversal, que é reforçar as equipes da Defesa Civil com a participação das demais secretarias”, afirmou o gestor.



As ações da PCR são um dos protocolos do Centro de Operações (COP) para momentos de agravamento das condições meteorológicas na cidade. O protocolo de atuação envolve a conscientização dos moradores, com caminhões, vans e carros de passeio para dar apoio completo às mudanças; a inclusão em auxílio moradia nos casos cabíveis; e a realização de serviços emergenciais. Até agora, as equipes realizaram 434 abordagens, envolvendo 862 moradores.
A ação busca prevenir tragédias, oferecendo orientação direta à população e reforçando a importância de se abrigar em locais seguros. “Estamos em uma fase de prevenção. O trabalho de conscientização vai continuar durante toda a semana”, afirmou o secretário executivo da Defesa Civil, coronel Cássio Sinomar.
ABRIGOS PARA A POPULAÇÃO EM RISCO DEVIDO ÀS CHUVAS
Atualmente, seis espaços estão em funcionamento para abrigar a população no Recife: Centro Social Bidu Krause, Escola Municipal Florestan Fernandes, Igreja Batista do Caçote, Escola Municipal Diácono Abel Gueiros e Abrigo Emergencial do Arruda e o Abrigo Irmã Dulce, este último para atender a população em situação de rua. Novos abrigos temporários serão abertos sempre que necessário. A lista atualizada pode ser acessada no site acaoinverno.recife.pe.gov.br.
A Defesa Civil pode ser acionada a qualquer hora pelos telefones 0800-0813400 ou 3036-4873, e também pelo aplicativo Conecta Recife.