Alfabetizar na idade certa é garantir o futuro
A alfabetização na idade certa é, talvez, o compromisso mais nobre que um Estado pode assumir com suas futuras gerações ...............
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Ensinar uma criança a ler e escrever até os sete anos de idade é abrir a porta de todas as outras aprendizagens. É o ponto de partida para a cidadania, para a inclusão social e para o desenvolvimento sustentável. E quando essa missão é cumprida com resultados concretos, o reconhecimento ultrapassa fronteiras políticas — torna-se uma conquista coletiva.
É com esse espírito que Pernambuco foi destaque nacional ao alcançar a maior pontuação do país no Índice Estado Alfabetizador das Crianças na Idade Certa (IEA), sendo agraciado com a Comenda Governadores pela Alfabetização, criada pelo Senado Federal. A conquista traduz um esforço conjunto, ancorado em políticas públicas consistentes, em cooperação entre Estado e municípios e, sobretudo, em valorização dos profissionais da educação.
Sob a liderança da governadora Raquel Lyra, Pernambuco tem mostrado que é possível avançar com planejamento, diálogo e compromisso com resultados. A gestão estadual apostou em formação continuada, acompanhamento técnico e incentivo às boas práticas nas redes municipais, fortalecendo o regime de colaboração — caminho essencial para reduzir desigualdades e garantir oportunidades reais de aprendizagem.
O avanço pernambucano é expressivo. Em apenas dois anos, o Estado saltou de 28% para 60,8% de crianças alfabetizadas na idade certa, superando a média nacional e consolidando uma trajetória de recuperação e crescimento. Esses números não são estatísticas frias — representam crianças que agora têm novas possibilidades de vida, famílias que vislumbram horizontes mais amplos e comunidades inteiras que percebem o poder transformador da educação básica.
O trabalho conduzido pelo Governo de Pernambuco merece reconhecimento por ter compreendido que alfabetizar cedo é mais do que ensinar letras — é garantir justiça social. É investir onde o retorno é mais duradouro: no aprendizado e na autoestima das nossas crianças. É também uma demonstração de que, quando há planejamento, colaboração federativa e seriedade na aplicação dos recursos, a educação pública pode ser sinônimo de qualidade.
O prêmio concedido pelo Senado é, portanto, um sinal de esperança e de responsabilidade. Esperança de que o país possa alcançar níveis de alfabetização compatíveis com o seu potencial humano. E responsabilidade porque, ao premiar os bons exemplos, reafirmamos o compromisso de seguir avançando. Que Pernambuco siga inspirando o Brasil, mostrando que o futuro começa quando uma criança aprende a ler o seu próprio mundo.
Fernando Dueire, senador da República por Pernambuco