URUGUAI | Notícia

Quem foi José "Pepe" Mujica? Conheça o ex-presidente do Uruguai que morreu nesta terça (13)

Político e militante uruguaio havia revelado em abril a descoberta de um tumor no esôfago em estágio avançado; foi presidente entre 2010 e 2015

Por Thiago Seabra Publicado em 13/05/2025 às 17:02 | Atualizado em 13/05/2025 às 17:03

Morreu nesta terça-feira (13), aos 89 anos, o ex-presidente do Uruguai José "Pepe" Mujica, uma das figuras políticas mais emblemáticas da América Latina.

Conhecido por seu estilo de vida austero, discurso humanista e trajetória marcada pela militância de esquerda, Mujica governou o país entre 2010 e 2015.

Em abril de 2024, o ex-presidente tornou público o diagnóstico de um tumor no estômago, afirmando que o órgão estava "muito comprometido".

Na ocasião, explicou que seu estado de saúde era "duplamente complexo", já que convivia há mais de duas décadas com uma doença imunológica crônica que havia afetado seus rins, o que dificultava a realização de tratamentos como quimioterapia e cirurgias.

Em outubro de 2024, o ex-presidente uruguaio fez um discurso em tom de despedida durante evento eleitoral da campanha de Yamandú Orsi, atual presidente uruguaio.

"Sou um idoso que está muito perto de se retirar para o lugar de onde não se volta, mas sou feliz porque estou com vocês, porque quando meus braços se forem, haverá milhares de braços substituindo a luta", afirmou.

Quem foi José "Pepe" Mujica?

José Alberto Mujica Cordano nasceu em 20 de maio de 1935, em Montevidéu, capital do Uruguai.

Filho de pequenos agricultores, era descendente de bascos e italianos.

Cresceu em um bairro operário da cidade e enfrentou dificuldades desde cedo: perdeu o pai aos 7 anos de idade e foi criado apenas pela mãe, Lucy Cordano.

Antes de sua carreira institucional, Mujica integrou o Movimento de Libertação Nacional – Tupamaros, uma organização guerrilheira de esquerda que atuou no Uruguai nas décadas de 1960 e 1970.

Preso em 1972 durante a ditadura militar, ele passou quase 15 anos encarcerado, parte deles em condições de isolamento e sem julgamento formal.

Com a redemocratização do país, foi libertado em 1985 por meio de uma anistia geral.

Ingressou na política institucional pelo Movimento de Participação Popular (MPP), dentro da coalizão de esquerda Frente Ampla, e foi eleito deputado em 1994 e senador em 1999.

Entre 2005 e 2008, foi ministro da Agricultura, Pecuária e Pesca durante o governo de Tabaré Vázquez.

Gestão presidencial de Mujica

Em outubro de 2009, Mujica foi eleito presidente e tomou posse em março de 2010.

O chefe de estado recusou-se a morar no palácio presidencial, preferindo continuar a viver em seu pequeno sítio, na periferia da capital uruguaia.

Pepe Mujica liderou uma série de transformações sociais que marcaram sua gestão.

Entre os principais marcos, está a aprovação da lei que regulamentou a produção e venda de maconha.

Outras medidas de destaque incluem a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação e a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo, aprovada em 2013.

Após deixar a presidência em 2015, Mujica retornou ao Senado uruguaio. Permaneceu na função até 2020, quando anunciou sua aposentadoria da vida política.

Saiba como acessar nossos canais do WhatsApp


#im #ll #ss #jornaldocommercio" />

Compartilhe