Luto | Notícia

Morre Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, aos 89 anos

No período em que foi presidente, entre 2010 e 2015, aplicou mudanças como a legalização da maconha, do aborto e do casamento de pessoas do mesmo sexo

Por Pedro Beija Publicado em 13/05/2025 às 16:50

O ex-presidente do Uruguai, José "Pepe" Mujica, morreu nesta terça-feira (13), aos 89 anos, em decorrência de um câncer no estômago

A morte de Mujica foi anunciada pelo presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, nas redes sociais.

"É com profundo pesar que anunciamos o falecimento do nosso camarada Pepe Mujica. Presidente, ativista, líder e líder. Sentiremos muito a sua falta, querido velho. Obrigado por tudo o que nos deu e pelo seu profundo amor pelo seu povo", disse.

Mujica havia detalhado o seu quadro de saúde em abril de 2024, anunciando que estava com um tumor no estômago e que o órgão estava "muito comprometido". No mesmo anúncio, o ex-presidente afirmou que também sofria de uma doença imunológica há mais de 20 anos, que dificultava técnicas de quimioterapia e cirurgias.

Em outubro, Mujica discursou em tom de despedida, afirmando que estava "perto de se retirar para o lugar de onde não se volta". 

Entre os meses de setembro e dezembro de 2024, o ex-presidente foi submetido a duas cirurgias no esôfago, para retirada do câncer. Apesar de bem-sucedidos, os procedimentos não impediram que o tumor chegasse ao fígado.

Em janeiro de 2025, Mujica disse, em entrevista, que estava morrendo devido ao avanço da doença.

Trajetória

José Alberto Mujica Cordano nasceu em 20 de maio de 1934, em Montevidéu, capital do Uruguai. Entre os anos 1960 e 1970, integrou o grupo guerrilheiro Movimento de Libertação Nacional - Tupamaros. Em razão da sua atuação no movimento, ficou preso durante 14 anos, no período da ditadura uruguaia (1973-1985).

Mujica deixou a prisão em 1985, com a anistia e a redemocratização no Uruguai. Na política, foi um dos fundadores da Frente Ampla, como integrante do Movimento de Participação Popular (MPP). Elegeu-se deputado em 1994 e senador em 1999. Em 2004, foi o senador mais votado. Em 2005, foi designado ministro da Agricultura, no governo do socialista Tabaré Vázquez. 

Entre 2010 e 2015, Mujica foi presidente do Uruguai, tendo aplicado mudanças como a legalização da maconha, legalização do aborto e casamento igualitário entre pessoas do mesmo sexo.

Saiba como acessar o JC Premium

Compartilhe