Exposição gratuita reúne peças da África, Ásia e Brasil no Muafro Recife
Mostra permanente "Entre Continentes: Artes e Africanidades" exibe 44 obras que dialogam com rituais, espiritualidade e ancestralidade

Clique aqui e escute a matéria
A exposição permanente "Entre Continentes: Artes e Africanidades" será inaugurada na próxima quinta-feira (24) no Museu de Artes Afro-Brasil Rolando Toro (Muafro), que funciona no casarão histórico da Rua Mariz e Barros, Recife Antigo. O evento tem início às 19h e a entrada é gratuita para todo o público.
Entre máscaras, esculturas e painéis, são expostas 44 peças que dialogam com a estética africana e afro-brasileira, além de incluir obras oriundas da Indonésia, Bali e Índia. A mezzo-soprano Anastácia Rodrigues fará uma intervenção sonora de abertura, e a chef Rosilene Rodrigues dos Santos fará participação à frente do Tabuleiro Culinária Afro Brasileira, celebrando a rica gastronomia africana.
Acervo reúne obras coletadas entre os anos 1990 e 2010
As peças foram reunidas pelo antropólogo e criador da Biodanza, Rolando Toro, em viagens por diversas regiões da África Ocidental, Central e África do Sul, além de obras oriundas da Indonésia, Bali e Índia. O acervo amplia o projeto Museu Vivo e tem apoio do Funcultura e do Programa Nacional de Apoio à Cultura (PNAB).
O objetivo é apresentar ao público como esses objetos dialogam com temas como os ciclos da vida, rituais, espiritualidade e identidade dos povos africanos. A curadoria valoriza o simbolismo presente nas formas, utensílios, bocas, olhos e corpos retratados nas obras.
Muafro reforça papel como espaço de memória e educação
Aberto há três anos, o museu se consolidou como espaço dedicado à preservação e difusão da cultura afro-brasileira. "O Muafro se tornou uma casa da cultura afro pernambucana", afirmou a diretora Lúcia Helena Ramos.
Sobre a mostra, ela reforça que é "uma oportunidade para desmistificar conceitos sobre arte negra e aprofundar nossos entendimentos sobre ética e estética africana".
Além da nova mostra, o público pode visitar uma outra exposição permanente, a "Um homem com calo nas mãos não precisa de identidade", em cartaz desde 2022. O museu funciona de quarta a domingo, das 13h às 17h, e oferece visitas guiadas para escolas públicas mediante agendamento prévio.
Abertura da exposição "Entre Continentes: Artes e Africanidades"
Local: Museu de Artes Afro-Brasil Rolando Toro
Endereço: Rua Mariz e Barros, 328, Recife Antigo
Data: 24 de julho de 2025
Horário: 19h
Entrada: Gratuita