Segurança | Notícia

Operação Papai Noel reforça segurança no comércio do Recife com 13 mil escalas extras

Governo amplia patrulhamento em centros comerciais e aposta em tecnologia para prevenir furtos e roubos durante o período de festas

Por JC Publicado em 14/11/2025 às 9:56 | Atualizado em 14/11/2025 às 10:51

Clique aqui e escute a matéria

O Governo de Pernambuco lançou, nesta quinta-feira (14), a Operação Papai Noel, iniciativa que reforça a segurança nos centros comerciais durante o período natalino. A ação foi iniciada no bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife, e contará, até 31 de dezembro, com 13 mil escalas extras de policiais militares distribuídas na Região Metropolitana e em polos de compras do Sertão ao Litoral.

Durante o lançamento, a governadora Raquel Lyra destacou a importância do reforço neste período de maior fluxo no comércio.

“Estamos dando início à Operação Papai Noel na Região Metropolitana e também em todos os polos regionais de compras, do Sertão ao Litoral. E o mais importante de tudo são os 13 mil lançamentos, que vão permitir ainda mais segurança no horário estendido e no funcionamento do comércio no sábado e domingo”, afirmou.

Patrulhamento ampliado e uso de tecnologia

O esquema de policiamento contará com equipes em viaturas, bicicletas, cavalaria e drones. Uma plataforma de operações foi montada no Pátio do Carmo para monitoramento e coordenação das ações.

O comandante da Polícia Militar, coronel Ivanildo Torres, ressaltou que a estratégia inclui iniciativas de aproximação com a população.

“Estamos investindo, ainda, em outras iniciativas que aproximam a PMPE da comunidade, como os programas ‘Alerta Celular’ e ‘Alerta Bike’, que ajudam na recuperação de bens e fortalecem o vínculo entre polícia e sociedade”, explicou.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, afirmou que o foco da operação é a prevenção de furtos e roubos durante o período de compras.

Entre os comerciantes, a avaliação é de que o reforço chega no momento certo. A vendedora de artigos natalinos Lucicleide Gonçalves disse que a maior presença policial dá mais tranquilidade a quem trabalha no Centro.

Saiba como assistir aos Videocasts do JC

 

Compartilhe

Tags