Segurança | Notícia

Guarda Municipal de Olinda começa a usar arma de fogo

Inicialmente, segundo a prefeitura, 8 profissionais vão usar os equipamentos a partir desta segunda-feira. Outros 72 estão em processo de qualificação

Por Raphael Guerra Publicado em 28/07/2025 às 15:22 | Atualizado em 28/07/2025 às 15:32

Clique aqui e escute a matéria

Em meio à discussão sobre o papel das prefeituras no combate à violência, a Guarda Municipal de Olinda vai começar a usar armas de fogo durante o expediente. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (28) pela gestão municipal. 

Os profissionais da segurança estão autorizados pela Polícia Federal a portar a arma em serviço e fora dele. Nesta primeira etapa, oito guardas municipais vão usar pistolas de calibres .380 e .40. 

Outros 72 integrantes da corporação estão em processo de qualificação para também obter a autorização.

A prefeitura pontou, em nota, que a "liberação é resultado de um processo rigoroso de capacitação, avaliação e fiscalização". 

Os guardas municipais passaram por um curso de armamento e tiro com carga horária de 100 horas-aula, avaliação supervisionada por integrantes da Delegacia de Controle de Armas e Produtos Químicos.

Durante o treinamento, foram realizados 280 disparos com arma de fogo, sendo 236 em fase de instrução e 44 em avaliação prática em alvo multicolorido a sete metros de distância.

Os guardas também foram submetidos a exame psicotécnico e aprovados.

A concessão do porte de arma exige ainda que o município disponha de mecanismos de controle e fiscalização interna. Em Olinda, uma corregedoria atuará no monitoramento da atuação dos agentes armados.

Além de Olinda, municípios como Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana, já adotaram armas de fogo na Guarda Municipal. Em abril, a Prefeitura do Recife deu início ao processo junto à Polícia Federal. A expectativa de conclusão é para o primeiro semestre de 2026. 

Compartilhe

Tags