Atendimentos por picada de escorpião chegam a quase 3 mil em agosto e setembro; veja dicas para prevenir
Com aumento da circulação dos escorpiões entre agosto e setembro, especialistas alertam para riscos dentro de casa e reforçam medidas de prevenção

Clique aqui e escute a matéria
Os meses de agosto e setembro marcam o período reprodutivo dos escorpiões, fase em que fêmeas acumulam maior quantidade de veneno e tendem a circular mais pelos ambientes — sobretudo em locais úmidos típicos do inverno pernambucano.
Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) mostram que, em 2024, agosto e setembro lideraram o ranking de atendimentos por picadas de escorpião no estado, com 1.364 e 1.362 registros, respectivamente.
Em 2025, de janeiro a junho, o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Pernambuco (CIATox-PE) contabilizou 293 ocorrências, enquanto o Sinan registrou 7.606 atendimentos na rede de saúde.
Aumento sazonal e cuidados domésticos
De hábitos noturnos, os escorpiões procuram locais escuros, fechados e úmidos, como entulhos, pedras, tijolos, roupas no chão e ralos.
A presença de baratas, grilos e pequenos animais — principais fontes de alimento — também aumenta o risco de aparecimento.
"É importante, se por acaso você for picado por esse animal, ligar para o Ciatox, através do telefone 0800 722 6001. Lá nós vamos te informar o que fazer em caso de acidentes com o animal, envolvendo idosos, adultos e crianças. Cada um deles tem um tratamento diferente", pontuou a coordenadora do Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Pernambuco (CIAtox), Rogéria Brito.
Dentro dos domicílios, orienta-se redobrar o cuidado com peças guardadas em armários e sapatos, que devem ser sacudidos antes de serem utilizados. Também é importante fechar frestas e aberturas conectadas à parte interna das paredes — sobretudo em áreas que não receberam reboco.
Dicas práticas para evitar escorpiões em casa
- Manter quintais, jardins e terrenos limpos.
- Evitar acúmulo de entulho, lixo e materiais de construção.
- Vedar frestas em paredes e colocar soleiras nas portas.
- Conferir calçados, roupas e toalhas antes de usar.
- Cuidado ao manusear lenha, tijolos e outros materiais empilhados.
- Eliminar recipientes que acumulem água.
O que fazer em caso de picada de escorpião?
Em casos de picadas de escorpião, especialistas orientam que adultos evitem o uso de gelo e apliquem compressa morna no local, pois o veneno é sensível ao calor.
O uso de analgésicos está liberado, assim como a verificação da situação da vacina antitetânica. Em caso de dúvidas, a população pode acionar o CIATox-PE pelo número 0800 722 6001.
Agora, a atenção deve ser maior para caso um idoso ou uma criança seja picada, que devem ser socorridas para uma unidade de saúde, pois há a possibilidade de uso de soro antiescorpiônico. Pessoas idosas devem ter a pressão arterial e glicemia verificadas em casos de cormobidades.
Saiba como acessar nossos canais do WhatsApp
#im #ll #ss #jornaldocommercio" />