Integração entre especialidades médicas traz benefícios à saúde digestiva
Especialistas defendem tratamento do trato gastrointestinal baseado na cooperação. Evento discute o assunto no Recife nesta quinta (03) e sexta (04)

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), hábitos alimentares saudáveis podem prevenir até 80% dos casos de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer.
Por esse motivo, especialistas têm apostado em um modelo assistencial com a integração entre especialidades como nutrição, ginecologia e endocrinologia ao tratamento digestivo, que é conduzido principalmente pelo coloproctologista e gastroenterologista.
O trato gastrointestinal engloba órgãos essenciais, como estômago, intestinos, fígado e pâncreas, e qualquer desequilíbrio pode desencadear desconfortos persistentes.
Um estudo da Universidade de Gotemburgo comprovou que quatro em cada dez adultos sofrem com problemas digestivos funcionais, variando de casos leves a severos. A pesquisa foi feita com mais de 73 mil pessoas em 33 países, incluindo o Brasil.
Doenças digestivas mais comuns
- Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE);
- Infecção por Helicobacter pylori;
- Dispepsia funcional;
- Constipação funcional;
- Síndrome do Intestino Irritável (SII).
Causas e fatores de risco
A origem dos distúrbios digestivos pode ser multifatorial. Enquanto a infecção por H. pylori tem causa bem estabelecida, que é a bactéria, outros problemas, como DRGE e SII, podem ter fatores variados, como:
- Dieta pobre em fibras e rica em ultraprocessados;
- Estresse e ansiedade, que alteram a função intestinal;
- Uso excessivo de medicamentos, como anti-inflamatórios;
- Sedentarismo, que prejudica o trânsito intestinal.
Tratamento
O tratamento depende do diagnóstico correto e pode exigir a participação de especialistas além do gastroenterologista e do coloproctologista, naturalmente responsáveis pela saúde do trato intestinal.
A alimentação equilibrada, rica em fibras e probióticos, o manejo do estresse e a prática regular de atividade física são estratégias essenciais na prevenção e controle dos distúrbios gastrointestinais.
Evento no Recife fala sobre o tema
O GastroConecta 2025 será realizado nesta quinta (03) e sexta-feira (04), no Novotel Recife Marina, reunindo especialistas da área da saúde para debater inovações, desafios e tendências relacionadas ao sistema digestivo.
A programação inclui conferências, mesas-redondas e debates sobre temas como câncer colorretal, obesidade, permeabilidade intestinal, medicina de precisão e nutrição.
Durante o evento, será apresentado o Endogastro Hub, um espaço voltado para a integração de especialidades como Nutrição, Nutrologia, Ginecologia e Endocrinologia.
Receba notícias do JC em tempo real
#im #ll #ss #jornaldocommercio" />