Vídeo utiliza Inteligência Artificial para simular crítica do Papa Leão XIV a Lula no Jornal Nacional
Na postagem, aparecem imagens da apresentadora Renata Vasconcellos; postagem alcançava cerca de 1 milhão de visualizações antes de ser retirada do ar

É falso que o Jornal Nacional tenha noticiado uma ligação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o Vaticano após fala de Leão XIV sobre a política no Brasil.
Imagens da apresentadora Renata Vasconcellos na bancada do programa, assim como a voz da jornalista, foram produzidas com uso de inteligência artificial.
Conteúdo investigado
O vídeo em questão mostra a jornalista Renata Vasconcellos em uma chamada do Jornal Nacional.
A apresentadora afirma que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria ficado incomodado com comentários do papa Leão XIV sobre ele.
- Onde foi publicado: TikTok
Conclusão do Comprova
É falso que o papa Leão XIV tenha feito comentários sobre Lula e que o Jornal Nacional tenha veiculado uma notícia sobre o assunto. O vídeo foi feito com inteligência artificial.
Na postagem, aparecem imagens da apresentadora Renata Vasconcellos na bancada do JN.
Tanto o vídeo da jornalista quanto a voz dela foram geradas com auxílio de inteligência artificial.
É possível identificar que apenas o rosto dela se move, de forma mecânica, enquanto o corpo fica imóvel.
O pano de fundo com a logo do jornal também não apresenta nenhuma alteração, assim como a câmera, que fica estática.
A voz, embora imite o timbre da apresentadora, também enuncia o texto de forma robótica.
Uma análise na ferramenta Sensity AI aponta que o conteúdo sofreu manipulação de sincronização labial, a confiança da avaliação é de 89%. Já o detector Hive apontou que o áudio tem 99% de chances de ter sido gerado por IA.
Após a aparição da jornalista, o vídeo exibe imagens do presidente e do pontífice, enquanto a voz continua a narrar a discussão que não aconteceu.
Segundo o conteúdo, o papa teria feito uma declaração “sem citar nomes, mas com palavras fortes” sobre o Brasil durante cerimônia no Vaticano.
A informação teria chegado até Lula, que teria interrompido uma reunião após ser informado da fala do papa.
A postagem afirma ainda que o Planalto teria feito uma ligação para o Vaticano após as declarações do papa Leão XIV. Mas nada disso aconteceu.
Não há registros de reportagens sobre falas do líder religioso a respeito do presidente do Brasil no site oficial do Jornal Nacional ou em outros veículos da imprensa.
Procurada, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República respondeu que o conteúdo “evidentemente é falso” e lamentou a disseminação de boatos sobre o tema.
Falso, para o Comprova, é o conteúdo inventado ou que tenha sofrido edições para mudar o seu significado original e divulgado de modo deliberado para espalhar uma falsidade.
Alcance da publicação
O Comprova investiga os conteúdos suspeitos com maior alcance nas redes sociais. A postagem alcançava cerca de 1,1 milhão de visualizações antes de ser retirada do ar.
Fontes que consultamos
Consultamos os canais oficiais do Jornal Nacional para checar se havia matérias sobre o tema, além de questionar o Palácio do Planalto sobre a suposta ligação.
Também analisamos as imagens da apresentadora nas ferramentas Sensity AI e Hive para comprovar o uso de deepfake.
Por que o Comprova investigou essa publicação
O Comprova monitora conteúdos suspeitos publicados em redes sociais e aplicativos de mensagem sobre políticas públicas, saúde, mudanças climáticas e eleições e abre investigações para aquelas publicações que obtiveram maior alcance e engajamento.
Você também pode sugerir verificações pelo WhatsApp +55 11 97045-4984.
Outras checagens sobre o tema
O Comprova mostrou ser falso que o Leão XIV tenha feito declarações públicas sobre Lula ou Jair Bolsonaro (PL) e checou que vídeo com suposta citação do pontífice ao deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) se trata de uma história fictícia.
O Boatos.Org elencou cinco conteúdos de desinformação criados com uso de IA sobre o novo papa.
A checagem foi publicada em 21 de maio de 2025 pelo Comprova — coalizão formada por 42 veículos de comunicação que verifica conteúdos virais. A investigação foi conduzida pelo Correio Braziliense, e o conteúdo também passou por verificação de Jornal do Commercio, Folha de S. Pauo e Estadão.
Saiba como acessar nossos canais do WhatsApp
#im #ll #ss #jornaldocommercio" />