Vídeos | Notícia

Protesto por moradia digna para 900 famílias para o trânsito em Avenida

Manifestantes interditam avenida em protesto por desocupação de prédio em Recife. O conflito envolve 900 famílias com necessidade de moradia digna

Por TV Jornal Publicado em 03/09/2025 às 13:17 | Atualizado em 03/09/2025 às 13:18

Manifestantes bloquearam a Avenida Agamenon Magalhães, em frente ao antigo colégio Americano Batista, no bairro das Graças, no sentido Recife e Olinda. 

Com o auxílio de drones, foi possível visualizar a grande quantidade de fumaça intensificada pelo fogo alto em pneus e em túneis.

Sobre a manifestação

As pessoas presentes na manifestação representam 900 famílias que ocuparam o prédio do antigo colégio no mês passado. A revolta surgiu após receberem a informação de desocupação do local, dado pelo Governo do Estado.

Essas famílias, que provêm das cidades do Recife, Olinda, Paulista e Jaboatão, buscam uma moradia digna e agora questionam o Governo do Estado de Pernambuco sobre o destino delas.

Em 2023, o prédio do antigo Colégio Americano Batista, hoje de responsabilidade do Governo do Estado, foi programado para ser um local de utilidade pública social.

Foi veiculado em Diário Oficial que um complexo educacional seria construído ali, porém, desde então nada ocorreu.

Situação no local

O protesto acarretou em um trânsito intenso, exigindo a presença de policiais militares para uma possível negociação. Entretanto, a reação foi tensa. Houve relatos de agressões por parte das autoridades e uso de spray de pimenta para dispersão.

Apesar das chamas terem sido controladas pelos bombeiros, os moradores continuam aguardando um diálogo com o Governo do Estado de Pernambuco sobre a situação.

Esse texto foi gerado por inteligência artificial, com base em vídeo autoral da TV Jornal, sob monitoramento de jornalistas profissionais

Compartilhe

Tags