Notícias | Notícia

Protesto na BR-101: moradores da Guabiraba realizam protesto em razão de uma abordagem policial contra um jovem com neurodivergência

Imagens registradas por transeuntes mostram quem ambas as vias, tanto no sentido Paulista quanto Recife, estão interditadas por chamas

Por Zayra Pereira Publicado em 01/08/2025 às 15:03 | Atualizado em 01/08/2025 às 18:47

Um protesto na BR 101 foi registrado na tarde desta sexta-feira (1°), por volta das 12h30, no bairro da Guabiraba, próximo ao CT do Náutico.

Imagens registradas por transeuntes mostram quem ambas as vias, tanto no sentido Paulista quanto Recife, estão interditadas por chamas.

De acordo com informações dos próprios manifestantes, o protesto acontece devido a uma abordagem truculenta de policiais militares contra um jovem com neurodivergência, na noite de dessa quinta-feira (31), no bairro da Guabiraba.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a obstrução da via seguiu durante toda a tarde. A rodovia começou a ser liberada a por volta das 18h40, com o auxílio do Corpo de Bombeiros.

Como aconteceu?

Segundo a Polícia Militar, uma equipe de motopatrulhamento do 11º BPM abordou dois jovens que estavam em uma região conhecida pelo tráfico de drogas. Um dos homens conseguiu fugir.

A polícia aponta que durante a abordagem, foi encontrado R$ 44,00 com o jovem e, após uma varredura no local, encontrou 47 bigs de uma substância parecida com maconha.

De acordo com a PM, a família do homem e populares partiram em defesa dele, tentando impedir a condução da ocorrência. 

Em um vídeo gravado pela família do jovem, é possível ouvir pessoas falando que ele teria apanhado dos policiais e que por isso haveria uma manifestação.

Tanto o jovem quanto sua irmã, que, segundo a Polícia, tentou agredir os PMs, foram conduzidos à delegacia. O transtorno psicológico também está sendo averiguado. 

Em nota, a polícia militar afirma que "quanto à conduta dos policiais, caso haja indícios de irregularidade, serão adotadas as medidas cabíveis após a devida apuração".

Saiba como se inscrever na newsletter JC

Compartilhe

Tags