Stranger Things 5: Criador diz que muitos fãs estão assistindo do jeito errado

Por Observatório do Cinema Publicado em 27/11/2025 às 13:33

Clique aqui e escute a matéria

Os fãs de Stranger Things receberam uma orientação inesperada antes de maratonar o Volume 1 da 5ª temporada: desligar diversas configurações modernas de suas TVs. Ross Duffer, um dos criadores da série, alertou que muitos recursos considerados “avançados” por fabricantes acabam estragando completamente a forma como a produção foi feita para ser assistida.

Pouco antes da estreia dos novos episódios, Duffer publicou um vídeo no Instagram explicando como definir a TV para obter a melhor experiência possível. Apesar de muitos espectadores recorrerem a televisores gigantes, telas 8K e modos especiais de imagem, o produtor afirmou que o ideal é fazer exatamente o oposto: desativar praticamente todos os aprimoramentos.

“Um pequeno aviso público antes de você assistir hoje à noite. Quero ter certeza de que sua TV está configurada corretamente”, disse o criador.

No vídeo, Duffer reforça que recursos de super-resolução, contraste dinâmico, filtros de cor e outros ajustes devem ser totalmente desligados. Ele classificou essas opções como “lixo”, citando como principais vilões os modos truemotion e smoothmotion – conhecidos por gerar o chamado “efeito novela”, que deixa movimentos artificiais e desconfortáveis.

O criador também fez um alerta direto:

“Seja o que for que você faça, não coloque nada no modo ‘vivo’, porque isso ativa todos os piores recursos. Vai destruir as cores, e não reflete a intenção dos cineastas.”

Confira o post:

Uma publicação compartilhada por Ross Duffer (@rossduffer)

STRANGER THINGS

Sobre Stranger Things 5

A trama da 5ª temporada de Stranger Things acompanha Hawkins no outono de 1987, devastada pela abertura das Fendas. O grupo de amigos tem um único objetivo: derrotar Vecna. O problema é que ele desapareceu, deixando seus planos em mistério. Enquanto isso, a cidade está sob quarentena militar e Onze volta a se esconder, já que o governo intensifica a perseguição contra ela.

Conforme o aniversário do desaparecimento de Will se aproxima, também cresce a sensação de que algo terrível está prestes a acontecer. A batalha final contra uma escuridão ainda mais poderosa se aproxima, e apenas a união de todos poderá decidir o destino de Hawkins – e talvez do mundo.

O elenco de Stranger Things 5inclui Winona Ryder (Joyce Byers), David Harbour (Jim Hopper), Millie Bobby Brown (Eleven), Finn Wolfhard (Mike Wheeler), Gaten Matarazzo (Dustin Henderson), Caleb McLaughlin (Lucas Sinclair), Noah Schnapp (Will Byers) e mais.

O Volume 1 da quinta temporada de Stranger Things já está disponível na Netflix. O Volume 2 chega em 25 de dezembro, e o episódio final estreia em 31 de dezembro.

O post Stranger Things 5: Criador diz que muitos fãs estão assistindo do jeito errado apareceu primeiro em Observatório do Cinema.

Compartilhe

Tags