Dia do Escritor 2025: 5 escritores brasileiros para conhecer melhor
Neste Dia do Escritor, o blog Social1 elencou escritores brasileiros ascendentes. Confira a lista completa e obras de destaque desses autores

Clique aqui e escute a matéria
No dia 25 de julho é comemorado o Dia do Escritor. A data celebra aqueles que transformam ideias em palavras, silêncios em diálogos e experiências em narrativas que nos emocionam, informam e fazem os leitores viajarem sem sair do lugar.
E, como muitas vezes estamos lendo os mesmos autores ou apenas os que estão no hype, o Social1 elencou alguns autores brasileiros que valem a pena conhecer melhor.
Autores brasileiros para conhecer melhor
Elayne Baeta
A escritora baiana Elayne Baeta emergiu no cenário literário com uma voz potente, especialmente reconhecida por abordar temas LGBTQIA+ e questões sociais. Ela se destaca por criar narrativas envolventes que exploram a diversidade de experiências e o universo jovem adulto com autenticidade e sensibilidade.
Popular especialmente entre os jovens leitores, seu livro "O Amor Não É Óbvio", foi um fenômeno de vendas e se tornou um dos romances LGBTQIA+ mais lidos no Brasil.
Fernanda Castro
A escritora pernambucana Fernanda Castro vem conquistando espaço no cenário literário nacional, especialmente no gênero da romantasia - gênero literário que combina elementos de romance e fantasia.
Finalista na categoria "Romance de Entretenimento" Prêmio Jabuti de 2024 com o livro "Mariposa Vermelha", a autora transita com maestria entre a criação de mundos fantásticos e a exploração de temas profundos como memória, identidade e crítica social.
Fernanda está confirmada na XV Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, que acontece de 3 a 12 de outubro no Centro de Convenções de Pernambuco.
Lorena Portela
Nascida em Fortaleza (Ceará), Lorena Portela constrói narrativas que exploram o autoconhecimento, as complexidades das relações contemporâneas e a relação com o trabalho.
Em "Primeiro Eu Tive Que Morrer", a autora conta a história de uma publicitária que é pressionada a fazer uma pausa e se refugia na vila paradisíaca de Jericoacoara (Ceará), onde reconecta-se com outras mulheres e passa por um misterioso renascimento. Sua obra mais recente é "O amor e sua fome".
Natalia Timerman
A escritora e médica psicanalista paulista Natalia Timerman explora em suas obras as complexidades das relações humanas, a psique feminina e as angústias do cotidiano moderno, misturando elementos de realismo com toques de ironia. A autora está entre as confirmadas na Bienal deste ano em Pernambuco.
Ver essa foto no Instagram
Seu romance "Copo Vazio", um dos grandes destaques de sua carreira, conta a história de uma mulher em crise, vivenciando um período de grande instabilidade emocional e incertezas. A protagonista passa por uma fase de esvaziamento pessoal e profissional, sentindo-se desconectada de si mesma e do mundo ao seu redor.
Vitor Martins
Vitor Martins tem ganhado destaque na literatura jovem adulta, especialmente reconhecido por suas obras que abordam temas LGBTQIA+, saúde mental e a busca por aceitação de forma leve, divertida e, ao mesmo tempo, profunda. O autor paulista cria personagens com os quais os jovens leitores se identificam facilmente, explorando suas angústias e descobertas.
Seu romance "Uma Mulher no Escuro" foi um marco em sua carreira, recebendo o Prêmio Jabuti em 2020 na categoria Romance de Entretenimento. Vitor também estará na XV Bienal Internacional do Livro de Pernambuco.