Festival de Verão celebra cultura pernambucana em Portugal neste fim de semana
Programação gratuita acontece nos dias 26 e 27 de julho e conta com oficinas, apresentações artísticas e gastronomia no Instituto Pernambuco-Porto

Clique aqui e escute a matéria
Neste sábado (26) e domingo (27), o Instituto Pernambuco-Porto Brasil (IPPB) realiza o seu 1º Festival de Verão na cidade do Porto, em Portugal.
O evento é gratuito e aberto ao público para crianças, jovens e adultos conhecerem e aproveitarem a cultura pernambucana por meio de oficinas, música, dança, arte popular e gastronomia típica.
“O Festival de Verão é uma celebração da nossa identidade, que une arte, música, sabores e tradições pernambucanas com o carinho e a receptividade do povo português. É uma ponte cultural viva entre Pernambuco e a cidade do Porto, que se fortalece a cada encontro, a cada diálogo e a cada manifestação artística. Estamos felizes em abrir nossas portas para esse intercâmbio que celebra o que temos de mais autêntico: nossa cultura”, destaca Zeferino Ferreira Costa, presidente do IPPB.
Entre a programação, tem a participação especial do Maracatu Baque Flores do Porto, grupo de percussão inspirado no maracatu de baque virado e formado por brasileiros e portugueses, e o show Especial Pernambuco com Lilian Raquel e Celo Costa.
Cultura popular em destaque
Durante os dois dias de evento, o público poderá participar de oficinas de pipa, argila, dobradura, pintura facial, contação de histórias, dança típica, visitas guiadas à exposição permanente do IPPB e sessões de show cooking, com cozinha ao vivo.
A Loja Pernambuco de Artesanato, recém-inaugurada, também estará aberta ao público durante o festival, com peças exclusivas de artesãos do estado, reunindo tradição e contemporaneidade em um só espaço.
O instituto Pernambuco-Porto
Inaugurado em 28 de julho de 2022, o Instituto Pernambuco-Porto Brasil (IPPB) é uma instituição sem fins lucrativos sediada na cidade do Porto, em Portugal, voltada ao intercâmbio cultural e à promoção das relações entre o Brasil, Portugal e os países da CPLP.
Foi idealizado pelo empresário Zeferino Ferreira da Costa para celebrar a cultura pernambucana em um espaço de 7.800 m², com 2.300 m² de área construída, que abriga exposições, auditório para 105 pessoas, salas moduláveis para eventos e um salão principal de 274 m² com acervo permanente.
A mostra reúne obras de 19 artistas pernambucanos, como Mestre Nuca, Ana das Carrancas e J. Borges. No jardim, uma escultura monumental de Francisco Brennand reforça a conexão com a arte.
Confira a programação completa:
26/07 – Sábado
- 15h – Abertura dos Portões
- 15h30 às 18h30 – Oficina de Pipa
- 16h – Aula de Dança Típica
- 16h – Visita Guiada à Exposição Permanente do IPPB
- 16h – Oficina de Argila
- 17h às 19h – Canta IPPB: Especial Pernambuco com Lilian Raquel e Celo Costa
- 20h às 20h45 – Maracatu Baque Flores do Porto
- 21h – Encerramento
27/07 – Domingo
- 15h – Abertura dos Portões
- 15h30 às 17h – Oficina de Dobradura
- 16h – Show Cooking (Cozinha Ao Vivo)
- 16h30 – Contação de História – Banda Cegonha
- 17h – Show Cooking (Cozinha Ao Vivo)
- 19h – Show Surpresa de Aniversário IPPB
- 21h – Encerramento
Serviço - 1º Festival de Verão do Instituto Pernambuco-Porto Brasil
- Datas: dias 26 e 27 de julho de 2025 - 15h às 21h
- Endereço: Rua das Estrelas, 143. Campo Alegre – Porto/PT. C.P. 4150-762
- Contatos: +351 226 008 224 / +55 41 99674-0243
- Entrada gratuita (sujeita à capacidade do espaço)