Cidades escondidas do Brasil surpreendem com cultura e infraestrutura
Fora dos roteiros turísticos, destinos como Pomerode e São João Nepomuceno ganham destaque pela qualidade de vida e riqueza cultural.

Clique aqui e escute a matéria
O Brasil é conhecido por ser vasto e diverso, e por isso, muitos destinos acabam ficando para trás e passando despercebidos pelos próprios brasileiros.
Estar fora dos holofotes não significa que essas cidades não podem surpreender com uma infraestrutura moderna, cultura diversa e paisagens naturais.
Entre os principais motivos para esse anonimato estão o foco do turismo nacional em destinos consagrados e a pouca divulgação de lugares com alto potencial.
A priorização de investimentos em grandes polos e a carência de conteúdo informativo sobre essas cidades também contribuem para o apagamento desses terrirórios.
Exemplos de cidades que merecem reconhecimento
Um ótimo exemplo são as cidades de Pomerode, em Santa Catarina, São João Nepomuceno, em Minas Gerais e Palmas, no Tocantins.
Todas as três regiões são conhecidas por terem uma forte presença da cultura, arquitetura e culinária local, além da organização urbana e diversidade ambiental.
O que essas cidades têm a oferecer?
Além das suas construções e patrimônios históricos, elesse lugares revelam uma culinária rica e autência, com influência locais e internacionais. Também possuem contato direto com a natureza, trilhas, cachoeiras e parques pouco explorados.
É um verdadeiro combo para quem quer turistar e aproveitar a diversidade cultural do país, com arquitetura histórica, gastronomia regional, boa infraestrutura, festas populares e serviços bem avaliados.
Como encontrar destinos fora do óbvio?
Sair da caixinhas dos guias turísticos tradicionais pode te ajudar a abrir portas para descobertas incríveis. Blogs de viagem, relatos pessoais e plataformas especializadas em turismo alternativo ajudam a mapear essas cidades.
Avaliar fatores como segurança, acesso e variedade de atrações também é essencial! Investir em viagens para destinos menos conhecidos é uma das melhores formas de aproveitar as férias e ainda contribuir para o desenvolvimento local.
Com informações do portal Correio Braziliense.