Nesta quarta (10) é comemorado no Brasil o Dia da Pizza. Para festejar a data, Licínio Dias resolveu realizar uma harmonização dos rótulos de sua importadora com a célebre redonda. As dicas são da sommelière Fabiana Gonçalves. Segundo ela, prefira os vinhos simples e jovens, que são descomplicados como a pizza. Vamos as sugestões:
Margherita:
Por ser mais leve, com ingredientes simples, como mozzarella, tomate e manjericão, esta pizza combina com um tinto fresco e frutado, como o Chianti Ruffino (Itália) ou de tintos jovens, como o Rapariga da Quinta Escolha (Portugal).
Calabresa:
Romana: Por causa do alici na receita, esta massa pede um branco com boa acidez e mineralidade, como o português Quinta dos Loridos Alvarinho (Portugal). Ainda cai bem com o Abadía de San Campio Albariño, da Terras Gauda (Espanha).
Napolitana:
Para esta receita tradicional, que leva mozzarella, anchovas e azeitonas, vai um tinto descomplicado, com taninos leves e boa acidez. A pedida pode ser o argentino Alta Vista Classic Malbec (Argentina) ou o JP Azeitão, da Bacalhôa (Portugal).
Quatro queijos:
Frango com catupiry:
Pede um tinto da uva Merlot, que combina com o frango e tem equilíbrio para acompanhar o queijo. Vai bem com um León de Tarapacá (Chile) ou com um Viña Mar Reserva (Chile).
Mozzarella:
Um tinto jovem e igualmente simples, com pouca ou nenhuma passagem por madeira. Uma boa sugestão é o Carlota Joaquina (Portugal) ou o Cosecha Tarapacá Carmenère (Chile).