notícias | Notícia

Petróleo: entenda origem e formação do motor fóssil da sociedade

Do fundo dos mares à indústria moderna, conheça a teoria orgânica que explica como essa mistura de hidrocarbonetos é gerada e seus múltiplos usos

Por Kevin Paes Publicado em 18/11/2025 às 15:40

Clique aqui e escute a matéria

O petróleo é reconhecido como um dos motores da sociedade atual. No entanto, sua importância é acompanhada por grandes desafios, sendo o combustível fóssil motivo de guerras e um dos principais responsáveis pelas mudanças climáticas. Esta substância, essencial para a manutenção da sociedade moderna, é o resultado de um processo de transformação que ocorreu ao longo de milhões de anos.

Ouça a matéria em áudio:


A teoria orgânica e a formação dos hidrocarbonetos


Para compreender de onde vem e como se forma o petróleo, é preciso recorrer à teoria mais aceita sobre sua origem, a chamada teoria orgânica.


Segundo essa teoria, a substância foi gerada pela decomposição de restos de algas microscópicas e animais acumulados no fundo de lagoas e mares. O processo começa quando restos orgânicos (sobretudo vegetais marinhos ou terrestres) e sedimentos finos se depositam em cursos d'água. Determinados processos subsequentes levam à formação do querogênico, que é uma mistura desses materiais orgânicos.


Após um longo período, a pressão e a temperatura no subsolo aumentam, o que culmina na formação das chamadas cadeias de hidrocarbonetos, moléculas compostas por hidrogênio e carbono. A acumulação de outras camadas geológicas sobre os depósitos de matéria orgânica gera condições de temperatura e pressão que facilitam a ação de bactérias anaeróbicas, as quais transformam lentamente a matéria orgânica em hidrocarbonetos, com pequenas quantidades de outros elementos.


O Departamento Nacional de Produção Mineral define o petróleo como uma mistura de hidrocarbonetos que se encontra em estado líquido. Ele é composto também por resinas, asfaltenos, compostos sulfurados, nitrogenados, oxigenados e elementos metálicos, como zinco, cobre e ferro.


Uso histórico e aplicações modernas


Acredita-se que o uso do petróleo remonte aos primórdios da civilização. Povos antigos da Mesopotâmia, Egito, China e Oriente Médio já tinham contato com o combustível fóssil. Eles o utilizavam na forma de asfalto e betume para pavimentação de estradas, lubrificação, iluminação e até mesmo para fins bélicos.
A indústria petrolífera moderna surgiu em meados do século XIX, quando o processo de refinação do óleo foi desenvolvido na Escócia.


Atualmente, além de ser uma fonte de energia essencial, o petróleo é uma matéria-prima fundamental para a fabricação de uma vasta gama de produtos, incluindo:


• Plásticos
• Borrachas sintéticas
• Solventes
• Tintas
• Produtos cosméticos


Refino e desafios da extração


Os derivados do petróleo são obtidos a partir do que se chama de refino. O óleo não é extraído dos reservatórios pronto para a comercialização; ele precisa passar por um processo de melhoramento para atender às especificações do mercado.


O petróleo é geralmente encontrado em bacias sedimentares, em depósitos localizados distantes da superfície. Por esta razão, o processo de obtenção do óleo exige tecnologias aplicadas e equipamentos específicos. Tais instrumentos possibilitam a perfuração da rocha e, ao exercer pressão sobre ela, fazem com que o petróleo ascenda à superfície. A extração deve ser minuciosamente estudada e planejada, pois a dificuldade encontrada na perfuração pode inviabilizar todo o processo.

*Texto gerado com auxílio de IA a partir de conteúdo autoral da Rádio Jornal com edição de jornalista profissional

Compartilhe

Tags