Inteligência Artificial: pesquisa aponta as profissões mais impactadas
Levantamento da empresa Microsoft mostra que carreiras dependentes de matemática e programação tendem a ser mais impactadas com o avanço da I.A

Um levantamento da Microsoft indicou que carreiras fortemente ligadas ao uso da linguagem, criação de conteúdo, tecnologia da informação, matemática, comunicação e tarefas repetitivas baseadas em dados são mais suscetíveis aos efeitos da inteligência artificial.
Por outro lado, ocupações que envolvem trabalho físico, manuseio de equipamentos ou esforço manual tendem a ser menos afetadas por esse tipo de tecnologia.
Ouça o conteúdo original em áudio:
O estudo, intitulado “Working with AI: Measuring the Occupational Implications of Generative AI” (“Trabalhando com IA: medindo os impactos ocupacionais da IA generativa”, em tradução livre), teve como foco o mercado de trabalho dos Estados Unidos e foi divulgado como um pré-print — ou seja, ainda sem a revisão formal por especialistas da área.
Profissionais com especialização em carreiras dizem que o Brasil também acompanha esse movimento, mas reforçam que existem técnicas para se tornar mais atrativo ao mercado de trabalho diante do avanço da tecnologia.