GPT-5: Conheça o novo modelo da OpenAI que promete redefinir a inteligência artificial
Nova versão foi liberada nesta quinta-feira (7) e propõe uma IA mais ágil e humana. A ferramenta é usada por mais de 700 milhões de pessoas

Clique aqui e escute a matéria
A OpenAI anunciou nesta quinta-feira (7) o GPT-5, a mais nova geração de modelo de linguagem generativa, que agora está disponível gratuitamente para todos os usuários do ChatGPT e desenvolvedores da API (Application Programming Interface). Trata-se de uma interface que permite que empresas integrem os modelos de linguagem da OpenAI aos seus próprios serviços.
Os usuários que não assinam o serviço também estão inclusos, embora tenham limitações de uso diário.
Inovações e avanços
A empresa afirma que o sistema está mais confiável e natural nas conversas, reconhece melhor suas limitações e conta com pelo menos quatro modelos para finalidades distintas, apresentando avanços em sua programação.
Segundo o CEO da OpenAI, Sam Altman, o GPT-5 está mais rápido na execução de tarefas e representa um grande salto em relação às versões anteriores, oferecendo um nível de resposta comparável ao de um especialista com doutorado.
O sistema também evita o uso de emojis desnecessários nas interações e os modelos serão mais transparentes quando optarem por não responder a um prompt, devido às barreiras de segurança.
Outra novidade é o “test-time-compute”, que permite que o modelo dedique mais tempo para processar perguntas complexas e assim entregar respostas mais elaboradas e coerentes, reforçando sua capacidade de raciocínio.
Por fim, tem o sistema integrado, que combina os modelos tradicionais e os modelos de raciocínio em uma experiência única. Dessa forma, elimina a necessidade do usuário de escolher manualmente as diferentes versões do GPT.
Impacto do ChatGPT
Com o ChatGPT contando com mais de 700 milhões de acessos semanais, o GPT-5 chega como um recurso mais potente para tarefas que vão desde escrita e programação até análises em saúde e finanças.
No entanto, revisores iniciais destacaram que o salto em desempenho é notável, mas não tão drástico quanto o ocorrido em versões anteriores.
A OpenAI também planeja elevar sua avaliação de mercado para 500 bilhões de dólares, num momento em que a indústria, de modo geral, investe bilhões no desenvolvimento de infraestrutura de IA.
Chegamos ao AGI?
Durante uma reunião online com veículos de imprensa selecionados, jornalistas questionaram se o GPT-5 alcançou a inteligência artificial geral (AGI, na sigla em inglês). Esse conceito estabelece que a IA teria a mesma capacidade cognitiva que um ser humano.
Altman afirmou que não, pois o aprendizado da IA não evolui conforme as interações são realizadas.
A OpenAI e Microsoft possuem uma parceria com investimentos de bilhões de dólares e fornecimento de infraestrutura de computação em nuvem, e esse contrato será encerrado quando a AGI for alcançada.