Política | Notícia

Foragido nos EUA, Ramagem tenta segurar mandato para facilitar asilo político

Sóstenes Cavalcante (PL) diz que cargo é vital para processo de asilo nos EUA. Deputado foi condenado a 16 anos de prisão pelo STF.

Por JC Publicado em 15/12/2025 às 17:33

Clique aqui e escute a matéria

*Com informações do Estadão Conteúdo

O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), revelou que o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) considera renunciar ao mandato em 2026. Atualmente foragido da Justiça brasileira e condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Ramagem estaria focado em obter asilo político nos Estados Unidos.

Segundo Sóstenes, a manutenção do cargo parlamentar neste ano é estratégica para o andamento do processo de asilo em solo americano.

"Vou solicitar ao Colégio de Líderes que não coloque a situação do Ramagem na pauta. Eu falei com ele há pouco, ele disse que até pode pensar numa futura renúncia no próximo ano", afirmou o líder partidário.

Articulação e falta de votos

O Partido Liberal avalia que o cenário na Câmara é favorável ao deputado. A sigla acredita que, assim como ocorreu no caso da ex-deputada Carla Zambelli, não haveria votos suficientes no plenário para cassar Ramagem.

A base de apoio cita a votação de maio, quando a Câmara aprovou a sustação da ação penal contra o ex-delegado por 315 votos a 143.

Notificação e condenação

Apesar da blindagem política, a pressão institucional avança. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), notificou Ramagem e Eduardo Bolsonaro (PL-SP) na última quarta-feira (10), via edital, para que se manifestem nos processos de perda de mandato.

Alexandre Ramagem foi condenado pelo STF à perda do cargo e a 16 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado. O processo de cassação na Casa tramita devido ao fato de o parlamentar estar foragido e sua sentença já ter transitado em julgado.

Compartilhe

Tags