Política | Notícia

Oposição quer pressa, mas governo tenta adiar 'anistia light' para depois do recesso

Líder do governo, Randolfe Rodrigues pedirá vista para esfriar o tema. Projeto aprovado na Câmara reduz condenação de Bolsonaro para 20 anos.

Por JC Publicado em 10/12/2025 às 17:41

Clique aqui e escute a matéria

*Com informações do Estadão Conteúdo

O governo federal traçou uma estratégia para tentar adiar para 2026 a votação do projeto de dosimetria no Senado. O líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), confirmou que pedirá vista (mais tempo para análise) com o objetivo de "esfriar" o tema e evitar a aprovação ainda neste ano.

O texto, aprovado na madrugada desta quarta-feira pela Câmara, beneficia condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro. No caso específico do ex-presidente Jair Bolsonaro, a proposta reduziria a condenação original de 27 anos e três meses para 20 anos de prisão.

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Otto Alencar (PSD-BA), admitiu a possibilidade de o pleito ficar para o próximo ano, caso o pedido de vista concedido seja superior a um dia. "Aí, não terá condição de se votar neste ano, ficaria para depois do recesso", explicou.

Corrida contra o tempo

Enquanto o governo tenta frear a pauta, integrantes de partidos de centro-direita, como PL e Republicanos, defendem que o projeto seja votado "o mais rápido possível".

O objetivo da oposição é evitar mudanças no cenário político que possam prejudicar a aprovação. Para garantir a celeridade, senadores dessas legendas avaliam não apresentar emendas ao texto, evitando assim que a matéria precise retornar para análise da Câmara.

Nos bastidores, a proposta vem sendo chamada de "anistia light", por não atender integralmente à demanda de anistia ampla, mas oferecer redução significativa de penas. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), pretende pautar a proposta na semana que vem.

Saiba como assistir aos Videocasts do JC

Leia também

Nenhuma notícia disponível no momento.

Compartilhe

Tags