Política | Notícia

EUA liberam visto de ministro Alexandre Padilha para acompanhar Lula na ONU; vistos da família seguem cancelados

Medida vem um mês após governo Trump cancelar o visto de sua esposa e filha; ministro afirma que a concessão do seu era uma "obrigação" legal

Por JC Publicado em 18/09/2025 às 19:49

Clique aqui e escute a matéria

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recebeu nesta quinta-feira (18) o seu visto para viajar aos Estados Unidos. Ele integrará a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), que acontece na próxima semana em Nova York.

A liberação do visto do ministro ocorre em meio a um período de alta tensão diplomática e após o próprio governo americano ter cancelado, em agosto, os vistos da esposa e da filha de 10 anos de Padilha.

Ao comentar a emissão de seu documento, o ministro adotou um tom firme, afirmando que a concessão não foi um favor, mas uma obrigação legal dos EUA por sediarem a ONU.

"Recebi o visto hoje. Uma obrigação de um país que tem um acordo-sede com um organismo internacional. Tem que garantir o acesso de uma autoridade que é convidada para o evento", declarou Padilha.

Sanções ligadas ao Mais Médicos

Na mesma semana em que cancelou os vistos da família de Padilha, o Departamento de Estado americano também revogou os vistos de outros dois servidores do Ministério da Saúde ligados à implementação do programa Mais Médicos.

Na ocasião, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, justificou a medida acusando os servidores de terem contribuído para um "esquema de exportação de trabalho forçado do regime cubano" por meio do programa.

Além da agenda na ONU, o ministro da Saúde também foi convidado para participar de uma conferência da Organização Panamericana da Saúde (Opas), em Washington.

(Com informações da Agência Brasil)

Saiba como acessar nossos canais do WhatsApp


#im #ll #ss #jornaldocommercio" />

Compartilhe

Tags