Política | Notícia

No Recife, Camilo Santana minimiza ausência de Raquel Lyra e faz elogios a João Campos

Em nova visita a Pernambuco, Camilo faz gestos à Raquel e João, reforçando indefinição do governo Lula sobre apoios em Pernambuco para 2026

Por Pedro Beija Publicado em 27/08/2025 às 20:23

Clique aqui e escute a matéria

Em visita ao Recife, nesta quarta-feira (27), o ministro da Educação Camilo Santana (PT) fez gestos ao prefeito do Recife, João Campos (PSB) e à governadora Raquel Lyra (PSD), mantendo o cenário de indefinição sobre apoios do governo Lula na corrida eleitoral que se avizinha em Pernambuco.

A visita do ministro não contou com presença da governadora, assim como aconteceu na última vez em que Camilo esteve em Pernambuco, no último mês de julho, quando a vice-governadora Priscila Krause (PSD) representou a gestão estadual. 

João Campos, por sua vez, esteve ao lado de Camilo durante todo o dia de agendas na capital pernambucana e recebeu elogios do ministro.

Ministro minimizou ausência de Raquel Lyra: "parceira importante do governo Lula"

Camilo, que foi governador do Ceará, minimizou a ausência da governadora nas agendas desta quarta-feira, apontando que "contratempos" acontecem e que espera por um novo encontro com Raquel Lyra. O ministro enfatizou que Raquel é "parceira importante" do governo Lula.

“A governadora Raquel é uma parceira importante, que esteve recentemente na solenidade do Prêmio Nacional do MEC da Educação Brasileira, e eu sei o que é a agenda de governador, eu fui governador e sei que às vezes acontecem alguns contratempos", disse.

"Mas vamos remarcar, já fiz várias agendas com ela e voltarei outras vezes aqui para poder construir agendas conjuntas, até porque a importância de olhar para a Educação é essa força da cooperação, do regime de colaboração entre o Estado, município e governo federal”, complementou.

Camilo faz elogios a João Campos

Durante a visita a capital pernambucana, Camilo participou de agendas ao lado do prefeito João Campos, a quem elogiou publicamente.

O ministro afirmou que o resultado das eleições em 2024 foram "reconhecimento do trabalho" de João à frente da gestão municipal, destacando o trabalho na educação municipal, citando, em especial, as ações para garantir vagas de creches na cidade.

"O resultado das eleições foi o reconhecimento do trabalho. Eu que fui também candidato à reeleição como governador do Ceará e sempre digo que a reeleição é um plebiscito quando a população vai avaliar a boa gestão ou não. Então eu quero parabenizar o prefeito e principalmente pelo olhar que ele tem pela educação", afirmou.

"Parabenizá-lo por uma ação que foi uma prioridade que ele colocou na gestão dele que é aumentar e garantir vaga de creches para as crianças aqui do Recife. Uma mãe sabe o que é ter uma creche para deixar o seu filho com segurança para ele poder trabalhar. Então o Brasil precisa ampliar muito ainda nas vagas de creche para garantir que as mães possam deixar seus filhos com segurança nas escolas", complementou.

Saiba como assistir aos Videocasts do JC

Compartilhe

Tags