Política | Notícia

Deputada Carla Zambelli é presa na Itália

Deputada tinha fugido para a Itália após ter sido condenada pelo Supremo Tribunal Federal a 10 anos de prisão

Por Letícia Mendes Publicado em 29/07/2025 às 17:10 | Atualizado em 29/07/2025 às 18:22

Clique aqui e escute a matéria

A deputada federal licenciada Carla Zambelli foi presa na Itália, nesta terça-feira (29), afirmou o Ministério da Justiça e a Policia Federal (PF). Agentes da polícia italiana foram até o apartamento que ela estava morando e fizeram a prisão da parlamentar. A informação foi divulgada, inicialmente, pela CNN Brasil

A deputada tinha fugido para a Itália após ter sido condenada pelo Supremo Tribunal Federal a 10 anos de prisão no caso da invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Zambelli foi incluída na lista de procurados da Interpol no último dia 5.

De acordo com a defesa da parlamentar, ela deve informar o seu endereço, alegar que não é foragida e solicitar que não seja deportada para o Brasil. 

Denúncia do deputado italiano

O deputado italiano Angelo Bonelli postou em sua conta no X que ele deu o endereço de Zambelli para a polícia italiana. 

“Carla Zambelli está em um apartamento em Roma. Forneci o endereço à polícia. Neste momento, a polícia está identificando Zambelli”, escreveu o parlamentar.

Próximos passos

Até o momento, não há previsão para a vinda da parlamentar para o Brasil. De acordo com a constituição italiana, em até 48h, haverá a validação e a definição da audiência para decidir sobre a extradição de Zambelli. 

Todos os próximos desdobramentos da prisão da deputada licenciada depende do governo italiano.

O que diz a PF 

Em nota, a Policia Federal confirmou que autoridades italianas prenderam, em Roma, a deputada Carla Zambelli. "A medida é resultado de cooperação policial internacional entre a Polícia Federal, a Interpol e agências da Itália", diz a PF. 

"A presa era procurada por crimes praticados no Brasil e será submetida ao processo de extradição, conforme os trâmites previstos na legislação italiana e nos acordos internacionais dos quais o Brasil é signatário", finaliza a nota. 

Relembre o caso Carla Zambelli

O Ministério da Justiça já havia solicitado oficialmente a extradição da ex-deputada, que é considerada foragida após ter sido condenada a 10 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A Corte também determinou a perda do mandato, o que ainda será analisado pela Câmara.

A decisão do STF foi tomada após Zambelli ser acusada de invadir sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em janeiro de 2023, em parceria com o hacker Walter Delgatti, que também está preso.

Desde o ocorrido, a parlamentar deixou o Brasil desde maio. Inicialmente, após sair do país, a deputada passou pelo Estados Unidos e se mudou para Itália. A parlamentar possui cidade italiana

Saiba como assistir aos Videocasts do JC

Compartilhe

Tags