Lula se reúne com presidentes de Chile, Colômbia, Espanha e Uruguai em cúpula pela democracia
Encontro em Santiago (CHI) discute combate à desinformação e às desigualdades; reunião dá seguimento a uma iniciativa internacional iniciada em 2024

Clique aqui e escute a matéria
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, nesta segunda-feira (21), de uma reunião de alto nível no Chile com outros quatro chefes de Estado para debater a defesa da democracia no cenário global. O encontro é organizado pelo presidente chileno, Gabriel Boric, em Santiago.
Além de Lula e Boric, também participam os presidentes da Colômbia, Gustavo Petro, do Uruguai, Luis Lacalle Pou, e da Espanha, Pedro Sánchez.
#im #ll #ss #jornaldocommercio" />
A pauta da reunião, que será reservada aos presidentes, está dividida em três eixos principais:
- A defesa da democracia e do multilateralismo;
- O combate às desigualdades sociais e econômicas;
- O enfrentamento à desinformação e aos desafios das novas tecnologias digitais.
Após o encontro privado, os líderes têm agendada uma reunião com representantes da sociedade civil, do meio acadêmico e de centros de pesquisa para ampliar o debate.
Continuidade de encontros
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a cúpula no Chile dá continuidade a um encontro realizado em 2024, convocado por Lula e pelo presidente espanhol Pedro Sánchez, com o tema "em defesa da democracia – lutando contra o extremismo".
A articulação entre os líderes deve ter um novo capítulo em breve. Já está prevista uma nova edição desta iniciativa durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, que acontece em Nova York, em setembro deste ano.