Quaest: maioria critica Trump por tarifação ao Brasil e apoia Lula ao propor reciprocidade
Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta mostrou que brasileiros aprovam mais as ações de Lula na crise do que os gestos de Bolsonaro

Clique aqui e escute a matéria
Pesquisa Genial Quaest divulgada nesta quarta-feira (16) mostra que 79% dos eleitores brasileiros estão preocupados com a tarifação anunciada por Donald Trump aos produtos brasileiros, afirmando que a taxação vai prejudicar suas vidas.
Em relação à condução da crise pelo governo federal, 53% dos entrevistados apoiam a decisão de Lula em reagir com reciprocidade à tarifação. Outros 39% dizem que o presidente brasileiro está errado.
Na disputa entre Lula e Bolsonaro pela resolução da tensão, 44% dos participantes afirmaram que Lula e o PT estão fazendo o que é mais certo neste momento, enquanto 29% dizem que Bolsonaro e seus aliados estariam agindo corretamente. 15% disseram que nenhum dos dois age certo.
Por outro lado, uma maioria de 84% diz que os políticos de governo e oposição deveriam se unir em torno da defesa do Brasil. Esse número ultrapassou os 90% entre os que se consideram petistas e esquerdistas.
A mesma pesquisa Quaest mostrou que a aprovação de Lula teve melhora após o início da crise com Trump, embora a desaprovação ainda seja superior. Ao mesmo tempo, metade dos brasileiros disse que a carta de Trump não influenciará o voto no ano que vem.
"O tarifaço contra o Brasil conseguiu unir a esquerda, os lulistas e os moderados (sem posicionamento); mas dividiu a direita e os bolsonaristas. Ou seja, empurrou o ‘centro’ para o colo do Lula", analisou Felipe Nunes, diretor da Quaest.
A pesquisa foi a campo entre os dias 10 e 14 de julho — após a carta de Trump —, e entrevistou presencialmente 2.004 eleitores com 16 anos ou mais em 120 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais, e o nível de confiança é de 95%.
Cientista político analisa o resultado da pesquisa; ouça
Críticas a Donald Trump
A maioria dos brasileiros afirmou que Trump está errado ao impor taxas ao Brasil por acreditar que há uma perseguição ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
Mais da metade dos entrevistados também disse que ele não tem direito de criticar o processo contra Bolsonaro em curso na Justiça brasileira. Veja os números:
- 73% disseram que Trump está errado ao impor taxas ao Brasil por uma suposta perseguição a Bolsonaro
- 57% alegam que Trump não tem direito de criticar a investigação contra Bolsonaro
- 63% disseram que Trump errou ao falar que relação comercial entre Brasil e Estados Unidos é injusta
- 59% acham que Donald Trump vai manter a decisão de taxar o Brasil
Em relação à motivação da tarifação, 26% acreditam que ela foi causada pelas falas de Lula contra os Estados Unidos durante a reunião dos Brics, no Rio de Janeiro.
55% dos brasileiros afirmaram que Lula provocou o presidente americano ao fazer as declarações no encontro do bloco, ocorrido no início de julho.