TRANSMISSÃO | Notícia

Ao vivo: assista ao segundo dia de depoimentos dos réus da tentativa de golpe no STF

Primeiro a depor nesta terça-feira é o almirante Almir Garnier, ex-chefe da Marinha. Jair Bolsonaro está entre os réus que irão depor a Moraes.

Por JC Publicado em 10/06/2025 às 9:12

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta terça-feira (10) o interrogatório dos réus da ação que investiga a suposta tentativa de golpe ocorrida em 2022 no fim do governo Jair Bolsonaro (PL). Os depoimentos têm início às 9h. (Assista acima).

Nesta terça, o primeiro a depor é o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha no governo passado. A denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) aponta que ele teria aderido à ideia de golpe em reunião ocorrida em 2022.

Garnier teria se colocado à disposição de Bolsonaro para seguir as ordens do decreto golpista. A informação foi confirmada pelo ex-comandante da Aeronáutica Carlos de Almeida Baptista Junior.

Depoimentos no STF ao vivo

Os depoimentos dos réus começaram na última segunda (9). O primeiro a depor foi o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, tenente-coronel Mauro Cid. Ele confirmou que o ex-presidente recebeu, leu e solicitou alterações em uma minuta golpista que visava anular o resultado das eleições.

As oitivas marcam a reta final da instrução processual, em que são reunidas provas para embasar o julgamento. Os depoentes são interrogados pelo relator do caso, o ministro Alexandre de Moraes, pelo autor da denúncia, o PGR Paulo Gonet, e, em seguida, pelos advogados de acusação e defesa.

Neste primeiro momento, estão sendo ouvidos o chamado "núcleo crucial" da organização criminosa que atuou na tentativa de golpe. Entre os réus está o ex-presidente Jair Bolsonaro, que também prestará depoimento.

Após os interrogatórios, o processo segue para fase de diligências. Depois, será aberto prazo de 15 dias para apresentação das alegações finais, antes de o caso ser levado a julgamento na Primeira Turma do STF.

Compartilhe

Tags