ELEIÇÕES 2026 | Notícia

PSOL confirma Ivan Moraes como pré-candidato ao Governo de Pernambuco em 2026

Decisão teve consenso interno e foi resultado de um processo de articulação entre diferentes correntes da sigla no estado, afirma presidente estadual

Por JC Publicado em 24/05/2025 às 19:07

O Diretório Estadual do PSOL em Pernambuco oficializou neste sábado (24) o nome do jornalista e ex-vereador Ivan Moraes como pré-candidato do partido ao governo do estado nas eleições de 2026. A deliberação ocorreu durante reunião na sede da legenda, a Casa Marielle Franco, no Recife.

Segundo o presidente estadual do PSOL, Samuel Herculano, a decisão contou com consenso interno e foi resultado de um processo de articulação entre as diferentes correntes da sigla no estado.

"Saímos da reunião com a unidade construída para enfrentar os desafios que se apresentam na conjuntura. A pré-candidatura de Ivan Moraes representa a comunhão do nosso partido no enfrentamento à polarização e à extrema-direita", disse.

Discurso

Em discurso após a confirmação de seu nome, Ivan Moraes afirmou que a pré-candidatura buscará dialogar com a população sobre propostas voltadas a políticas públicas e serviços essenciais. 

"Nós somos contra a privatização da Compesa, nós somos contra a escala seis por um, nós somos contra as privatizações dos parques, nós somos contra muita coisa. Mas, nessa campanha a gente vai precisar se lembrar do que a gente é a favor. Nessa campanha, a gente vai precisar dizer que é possível e ousado propor para esse estado coisas que são reais hoje", defendeu o pré-candidato ao governo.

Trajetória política

Ivan Moraes tem 47 anos, é jornalista, mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e militante de causas ligadas aos direitos humanos, à comunicação e ao meio ambiente. Foi vereador do Recife por dois mandatos consecutivos (2017–2024), ambos pelo PSOL.

Durante sua atuação na Câmara Municipal, apresentou 72 projetos de lei, dos quais 15 foram aprovados, incluindo propostas relacionadas à mobilidade urbana e à acessibilidade.

Entre os projetos aprovados, estão a proibição da dupla função motorista/cobrador no transporte público e a obrigatoriedade de fraldários acessíveis para homens e mulheres em centros comerciais.

A confirmação da pré-candidatura ocorre ainda em um momento de reorganização interna do PSOL em Pernambuco, que avalia sua atuação no cenário estadual e a participação nas eleições de 2026.

Saiba como acessar nossos canais do WhatsApp


#im #ll #ss #jornaldocommercio" />

Compartilhe

Tags