Conselho de Ética vota para cassar mandato de deputado do Psol que expulsou manifestante aos pontapés
A PEC da Segurança começa a receber críticas. Uma delas é de que o governo não sabe o que está fazendo nem priorizando ações para combater o crime

A RESSURREIÇÃO
Responsável por elaborar o “tratado” que vai resultar na fusão do PSDB com o Podemos, o senador Plínio Valério (PSDB-AM) disse à coluna que “tudo caminha” para juntar dois partidos” com o número 45 [do PSDB] prevalecendo, mas “para não haver perda de identidade. A nova legenda deverá ser PSDB/Podemos”, e “nós teremos sido ressuscitados”.
‘VOU APERTAR’
Um dos líderes da “bancada da bala”, deputado Alberto Fraga (PL-DF), fez empolgante defesa do uso “recreativo” da maconha. “Tem gente que fuma pra descontrair, mas é cumpridor dos seus deveres”
‘MAS NÃO VOU ACENDER…’
O presidente da Comissão de Segurança Pública, deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP), delegado da Polícia Civil, disse que “Fraga anda esquisito. Não estou mais reconhecendo vossa excelência”.
A CULPA É DA PRF
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, pois não é que achou um “bode expiatório”? Segundo ele, a Polícia Rodoviária Federal “estendeu demais as suas atribuições. Começou a invadir [outras áreas], começou a exercer atribuições típicas de polícia judiciária”.
GREVE DE FOME
Foi a resposta anunciada pelo deputado Glauber Braga (Psol-RJ) que teve a cassação aprovada Conselho de Ética. “Hoje tomo a decisão de que vou permanecer aqui nesta sala, permanecer no Congresso Nacional, até a finalização no processo. No dia de hoje, eu já iniciei, porque eu estou o dia inteiro em jejum e eu, a partir de agora, não vou, até o fechamento desse processo, me alimentar”. O plenário da Câmara não tem data para julgar o mandado do deputado Glauber Braga que expulsou da Casa, a ponta pé, manifestante do MBL.
APOIO EM MASSA
A deputada Luiza Erundia (Psol-SP) disse que vai aderir à greve de fome do colega. Ao lado dela, estava o ator pernambucano, Marco Nanini, que vive Lineu na Grande Família.
CÓDIGO BRASILEIRO DE INCLUSÃO
Proposta do deputado Duarte Junior (PSB-MA) consolida em um só código mais de 250 leis que tratam de direitos de pessoas com deficiência. “A iniciativa visa a fortalecer a luta e a cobrança de direitos que hoje é um desafio”.
RACHADO AO MEIO
O lançamento da candidatura do deputado Rui Falcão (SP), à presidência do PT, deixou a legenda ainda mais dividida. O ex-prefeito de Araraquara (SP) Edinho Silva já tinha se lançado, embora sem consenso. Agora, com a tentativa de comandar o partido, Rui Falcão sepulta, de vez, a expectativa do presidente de Lula da Silva de fazer um processo eletivo o mais harmonioso possível. O lema de Rui Falcão será “Com base, construir a esperança”.
EM TIME QUE ESTÁ GANHANDO…
…Lula aprovou a indicação do União Brasil para que o deputado Pedro Lucas (MA) substitua Juscelino Filho no Ministério das Comunicações. No partido já há quem defenda que ao retornar à Câmara, Juscelino assuma a liderança do União Brasil. Ele se demitiu após a Procuradoria-Geral da República abrir investigação por corrupção com uso de emendas parlamentares.
PENSE NISSO!
Triste o Parlamento que quando o Conselho de Ética aprova a cassação de um deputado a pergunta nem sempre é o que ele fez para merecer essa punição? Quase sempre é: e os outros?
Que é pura quebra de decoro parlamentar um deputado expulsar de dentro da Câmara um manifestante - qualquer que seja sua ideologia - aos pontapés, isso quase ninguém discorda. Foi o que Glauber Braga fez. Se desentendeu com um manifestante do MBL (Movimento Brasil Livre), deu um sopapo, um puxão pela camisa e ao passar na portaria deu dois pontapés. É perda de mandato, sem choro nem vela.
Mas, e os outros? Bem! Primeiro, os outros não fizeram inimizade com o então presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Nem Lula que é metido a galo cego quis se indispor com Lira. Nem Lula nem ninguém. Só Glauber Braga que vivia às turras com Lira.
Sim, mas e os outros? Tem deputado investigado por corrupção, por posse e uso ilegal de arma de fogo, até por mandar matar uma vereadora. Mas aí é outra história.
Porque bem faz quem tem padrinho de peso no Parlamento.
Pense nisso!
Saiba como assistir aos Videocasts do JC