Partidos | Notícia

Aliados de João Campos (PSB), senadores Humberto Costa e Teresa Leitão juntos também com mesmo candidato para o PT Pernambuco

Os grupos políticos dos senadores Humberto Costa e Teresa Leitão chegaram a consenso e vão apoiar a candidatura do deputado federal Carlos Veras

Por Pedro Beija Publicado em 22/05/2025 às 23:27 | Atualizado em 22/05/2025 às 23:30

Liderada pelo senador Humberto Costa (PT), a corrente petista Construindo um Novo Brasil (CNB) decidiu, por unanimidade, o apoio ao deputado federal Carlos Veras na candidatura à presidência do PT em Pernambuco.

O mesmo movimento já havia sido feito pelo grupo liderado pela Senadora Teresa Leitão.

A validação do CNB contou com a concordância dos então candidatos Sérgio Goiana e Márcia Conrado, que abriram mão de concorrer em favor de Veras.

Além de Humberto, a escolha também foi ratificada pelo atual presidente do PT-PE, o deputado estadual Doriel Barros, e a deputada estadual Rosa Amorim. Outros 20 coordenadores da tendência também aprovaram o nome de Veras.

Apoio de Teresa Leitão a Veras

Apoiado pelo Coletivo PT Militante, corrente liderada por Teresa Leitão, o ex-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em Pernambuco, Messias Melo, também retirou a sua candidatura à presidência estadual do PT e declarou apoio a Veras.

As correntes Articulação de Esquerda e Via Trabalho, além do grupo liderado pelo ex-deputado federal Mozart Sales, também formalizaram apoio a Carlos Veras.

Outros candidatos no PT

Para o Processo de Eleição Direta (PED) do PT em Pernambuco, marcado para 6 de julho, Veras concorrerá com o vereador Osmar Ricardo, da corrente Alternativa Socialista Democrática (ASD), e o ex-deputado federal Fernando Ferro, que tem apoio das tendências Avante e Diálogo e Ação Petista, críticas ao grupo de Humberto Costa.

Compartilhe