SABATINA | Notícia

Fernando de Noronha: Governo de Pernambuco confirma nomeação de administrador mesmo sem sabatina na Alepe

A sabatina para definição do nome do administrador de Noronha tem sido tratada como moeda de troca nas relações políticas entre o governo e a Alepe

Por JC Publicado em 15/05/2025 às 22:55

Nesta sexta-feira (16), de acordo com o Governo de Pernambuco, será publicada no Diário Oficial a nomeação de Virgílio Oliveira como administrador adjunto do Arquipélago de Fernando de Noronha. Virgílio é o indicado do Governo de Pernambuco para administrar a ilha e permanecerá no cargo até que seja sabatinado pela Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), segundo nota do Estado. 

A sabatina para definição do nome do administrador de Noronha tem sido tratada como moeda de troca nas relações políticas entre o governo e a Alepe. Na última terça-feira (13), o presidente do Conselho Distrital da Alepe foi recebido pela deputada e líder do governo Socorro Pimentel (União Brasil) na Alepe. Milton Luna apresentou aos parlamentares um ofício solicitando celeridade na sabatina do advogado Virgílio Oliveira. O documento foi assinado pelo presidente da Casa, Álvaro Porto (PSDB), no plenário, na presença de Milton e de Socorro.

Em conversa com a imprensa, Milton Luna afirmou que a morosidade na análise da matéria teria motivação política, e não descartou a possibilidade de judicializar o caso. 

PAUTAS TRAVADAS

A sabatina segue dependendo de colocação em pauta na CCLJ, presidida pelo deputado Alberto Feitosa (PL), que várias vezes já declarou não ter pressa em pautar o texto. Em contrapartida, ele segue cobrando a governadora Raquel Lyra (PSD) pelo pagamento das emendas parlamentares atrasadas de 2024.

A Alepe também está com pautas travadas desde a última quinta-feira a pedido da base governista, que exigiu urgência na sabatina e na aprovação do empréstimo de R$ 1,5 bilhão. A procuradoria da Casa declarou que o presidente Álvaro Porto tem poder para pautar as matérias quando quiser.


Compartilhe