Sabatina | Notícia

Fernando de Noronha: Conselho Distrital vai à Alepe para cobrar sabatina de indicado para administrar a ilha

Conselho Distrital cobrou o agendamento da sabatina de Virgílio Oliveira, indicado pela governadora Raquel Lyra (PSD) no final de março

Por Pedro Beija Publicado em 13/05/2025 às 21:21

Ainda sem definições sobre o cargo de administrador-geral de Fernando de Noronha, o Conselho Distrital da ilha foi até a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nesta terça-feira (13), para cobrar respostas e pedir celeridade no agendamento da sabatina do indicado pelo Governo do Estado para o cargo.

De acordo com o presidente do Conselho Distrital, Milton Luna, a visita na Alepe também teve como objetivo "conscientizar os deputados" da importância de realizar a sabatina.

Na visita à Alepe, Milton foi recebido pela líder do governo na Alepe, a deputada Socorro Pimentel (União), e esteve acompanhado dos conselheiros Cassiana Barros e Daniel Alexandre. Na ocasião, um requerimento assinado pelos sete conselheiros da ilha foi entregue ao presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB).

O documento pede que a sabatina do advogado Virgílio Oliveira, indicado do Governo do Estado para assumir a administração do arquipélago, seja pautada com urgência na Casa.

"A missão nossa é conscientizar os deputados da importância que é ter a sabatina. [...] Somos parceiros da Assembleia. Agora, não tem como, Noronha precisa ter seu comandante lá. É prerrogativa da Governadora indicar, e prerrogativa da Assembleia Legislativa de fazer a sabatina, aprovar ou não aprovar. A gente tem certeza que a Assembleia vai marcar essa data e fazer a sabatina", disse Milton Luna, em contato com o JC.

Fernando de Noronha está sem administrador-geral desde 28 de janeiro, após a exoneração de Thallyta Figueirôa. No mesmo dia, a governadora Raquel Lyra (PSD) havia indicado Walber Santana para o cargo. No entanto, no dia 10 de março, um dia antes da sabatina de Walber na Alepe, Raquel desistiu da indicação. Apenas no dia 28 do mesmo mês, Raquel indicou Virgílio Oliveira para o cargo.

Desde então, Noronha vem sendo comandada pelo administrador-adjunto, José Aglailson Neto, também indicado no final de março pela governadora.

“Noronha é uma Ilha, é um barco, e o comandante precisa assumir o seu posto. É cultural, a população nos cobra pelo administrador. A governadora teve o cuidado de colocar um adjunto, mas precisamos que o administrador esteja no seu posto, mostre o projeto que ele tem pra Noronha e nós do Conselho estaremos lá pra fiscalizar e ajudar. Fernando de Noronha é um patrimônio da humanidade e precisa ser tratada com mais responsabilidade”, defendeu Milton.

Divulgação
Documento assinado pelo Conselho Distrital foi entregue ao presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB) - Divulgação

A líder do governo, deputada Socorro Pimentel, reforçou que espera sensibilidade do presidente da Casa para que essa questão seja destratava.

“Essa manifestação por parte do Conselho demonstra claramente a preocupação da sociedade local com a atual paralisação administrativa. O que deveria ser um rito legal e célere se arrasta sem justificativa, comprometendo a governabilidade em Noronha. Sigo confiante na responsabilidade e no bom senso da presidência da Casa e dos demais pares para que possamos resolver essa questão de uma vez por todas”, finalizou.

Saiba como acessar o JC Premium

Compartilhe