Amupe abre congresso com foco em planejamento e ação para fortalecer municípios
Evento discute mudanças climáticas, mobilidade urbana, saúde digital e captação de recursos, com participação de governos estadual e federal

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) deu início nesta quinta-feira (28) à programação do 8º Congresso Pernambucano de Municípios, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Nesta edição, a Amupe apresentou o tema “Gestão de Sucesso: Planejamento e Ação” para o Congresso.
A programação inclui painéis sobre temas como mudanças climáticas, infraestrutura, mobilidade urbana, saúde digital, educação, assistência social, captação de recursos, consórcios públicos e turismo, além de espaços como a Arena de Finanças Municipais, onde serão discutidas, por meio de teatro, alternativas para enfrentar a crise fiscal dos municípios.
O evento reuniu prefeitos, gestores, técnicos, autoridades e sociedade civil em torno de debates sobre os principais desafios e soluções para a administração pública municipal.
O governo federal está presente com a “Caravana Federativa”, que traz 44 ministérios e órgãos federais para realizar atendimento direto aos gestores municipais, facilitando o acesso a programas, recursos e orientações técnicas.
Já o Governo de Pernambuco marcou presença com a iniciativa “Vamos Mudar Juntos”, que promove articulações com os municípios para fortalecer políticas públicas conjuntas. A ação contará com equipes técnicas de diversas secretarias estaduais, promovendo orientações e troca de conhecimento entre as gestões locais e estaduais.
“Aqui a gente traz todos os ministérios do Governo Federal para poder dirimir questões, solucionar problemas e a gente fica muito feliz em estar junto com o Governo do Estado, que pela sua primeira vez apresenta a caravana do Estado de Pernambuco, onde estão todas as secretarias do Governo do Estado aqui para poder dialogar e ajudar os municípios pernambucanos”, disse Marcelo Gouveia, presidente da Amupe.
Nomes da política pernambucana e nacional marcaram presença no primeiro dia do Congresso, como os ministros do governo federal Silvio Costa Filho e André de Paula, os senadores Fernando Dueire (MDB), Humberto Costa (PT) e Teresa Leitão (PT), além de deputados federais e estaduais.
"A vida do povo se dá nas cidades", diz Raquel Lyra
A governadora Raquel Lyra (PSD) destacou a importância da parceria entre a gestão estadual e os municípios pernambucanos, enfatizando que "a vida do povo se dá nas cidades".
“A gente sabe que a vida do povo se dá nas cidades e o quanto é importante que estejamos cada ente da Federação, União, o Governo Federal, o Governo do Estado e municípios trabalhando juntos para a gente poder mudar a vida das pessoas onde elas vivem”, afirmou.
Raquel citou a cooperação técnica e financeira entre o Governo do Estado e as prefeituras, como reflexo de sua postura municipalista à frente do Executivo estadual.
“Nós acreditamos muito, inclusive como tendo tido a oportunidade de ser prefeita, sempre fui municipalista, em defesa dos municípios. no fortalecimento dos municípios e da vida nas cidades. E o nosso governo tem demonstrado isso todos os dias do nosso trabalho a partir da cooperação técnica, financeira que existe com cada um dos municípios pernambucanos”, complementou.
João Campos destaca apoio de Lula aos municípios
Em seu discurso, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), destacou a importância da parceria com o governo federal com os municípios, em uma "ação federal integrada" à disposição de todas as prefeituras. De acordo com o recifense, a postura do governo federal é "fruto da sensibilidade do presidente Lula".
“Você tem uma ação federal integrada, onde cada município é visto, é ouvido, não importa o tamanho, a localização, mas você bota a estrutura do governo federal que é tão grande e muitas vezes distante, perto dos municípios. Isso é fruto da sensibilidade do presidente Lula que tem que ficar registrada aqui a importância desse momento”, disse João.
João Campos também destacou a posição da prefeitura do Recife no Congresso, enfatizando o compartilhamento de experiências realizadas pela gestão municipal recifense.
“Para a gente é uma alegria participar de mais um encontro anual da AMUPE, onde a gente sabe que além de discutir as pautas municipalistas, aqui a gente tem uma caravana federativa do Governo Federal, tem diversos municípios podendo apresentar e compartilhar experiências. O Recife vai estar com toda a equipe aqui permanente, como a capital do Estado, apresentando ações que podem ser compartilhadas com outras cidades”, disse, atendendo a imprensa.