Pedro Lucas Fernandes rejeita convite de Lula para Ministério das Comunicações
Em nota publicada nesta terça-feira (22), o líder do União Brasil na Câmara dos Deputados agradeceu o convite, mas se desculpou após recusa

Com Estadão Conteúdo.
O líder do União Brasil na Câmara dos Deputados, Pedro Lucas Fernandes (MA), recusou - nesta terça-feira (22) - o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir o Ministério das Comunicações.
A decisão, confirmada por fontes do partido, ocorreu após reunião com Antônio Rueda, presidente do União Brasil, e Davi Alcolumbre, presidente do Senado.
A permanência de Pedro Lucas no cargo de líder na Câmara foi motivada pelo receio de instabilidade no partido e dúvidas sobre o grau de proximidade com o governo. Em nota, Pedro Lucas agradeceu o convite, mas afirmou que pode contribuir mais com o país em sua função atual.
No dia 10 de abril, o União Brasil indicou Pedro Lucas para o cargo, após a renúncia de Juscelino Filho (União-MA), que enfrenta denúncias de corrupção. Lula elogiou o parlamentar e aceitou a indicação em reunião com Alcolumbre e Gleisi Hoffmann.
A recusa, inclusive, foi vista reservadamente por figuras do governo como um gesto desrespeitoso, levantando questionamentos sobre a participação do União Brasil na gestão atual.
Divisão na Bancada
A decisão de Pedro Lucas seria tomada em conjunto com a bancada, que já demonstrava resistência à sua ida para o ministério. A de Juscelino Filho para o cargo era defendida por Alcolumbre, em contraposição a outros membros do partido.
A relação do partido com o governo Lula é tensa, com o lançamento da pré-candidatura de Ronaldo Caiado (União) à Presidência e a participação expressiva de deputados do União na proposta de anistia aos presos do 8 de Janeiro.
A preocupação com a sucessão na liderança da Câmara e a divisão interna do partido, evidenciada por disputas anteriores, também influenciaram a decisão de Pedro Lucas.
#im #ll #ss #jornaldocommercio" />
Veja a nota de Pedro Lucas Fernandes na íntegra
Com espírito de responsabilidade e profundo respeito pela democracia brasileira, venho a público agradecer ao presidente Lula pelo honroso convite para assumir o Ministério das Comunicações. A confiança depositada em meu nome me tocou de maneira especial e jamais será esquecida.
Reflito diariamente sobre o papel que a política deve exercer: servir ao povo com compromisso, equilíbrio e coragem.
Sou líder de um partido plural, com uma bancada diversa e compromissada com o Brasil. Tenho plena convicção de que, neste momento, posso contribuir mais com o país e com o próprio governo na função que exerço na Câmara dos Deputados. A liderança me permite dialogar com diferentes forças políticas, construir consensos e auxiliar na formação de maiorias em pautas importantes para o desenvolvimento do Brasil.
Minhas mais sinceras desculpas ao presidente Lula por não poder atender a esse convite. Recebo seu gesto com gratidão e reafirmo minha disposição para o diálogo institucional, sempre em favor do Brasil.
Seguirei lutando pelo bem-estar de todos os brasileiros, especialmente daqueles que mais precisam. Continuarei atuando com firmeza no Parlamento, buscando consensos, defendendo a boa política e acreditando que o respeito às diferenças é o que fortalece nossa democracia.
PEDRO LUCAS FERNANDES (MA)
Líder do União Brasil na Câmara dos Deputados
Brasília, 22 de abril de 2025.