Lula organiza comitiva para ir ao enterro do papa Francisco
Um misto de galhofa e crônica anunciada Supremo Tribunal Federal condena seis integrantes de um núcleo que, supostamente, tramou um golpe de Estado

DE FUNERAL EM FUNERAL…
…o presidente Lula da Silva (PT) vai encontrando um jeito de “unir” os poderes da República.
DE JOÃO PAULO 2º A FRANCISCO
20 anos atrás, quando morreu o papa polonês, Lula chamou dois ex-presidentes José Sarney (PMDB) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Deixou Collor (PRN) na Casa da Dinda. Com a morte do papa argentino, nem Sarney nem Collor nem FHC nem Dilma Rousseff (PT) nem Michel Temer (MDB) muito menos Jair Bolsonaro (PL).
AGORA É OUTRA HISTÓRIA
Lula chamou os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso; da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB); e, do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Mas a caravana será grande. Vamos atualizando.
ERA SÓ O QUE FALTAVA…
… depois de ter sido “lançado” candidato a presidente da República, o ministro Flávio Dino, do STF, durante um julgamento, inovou nos argumentos mencionando o Antigo Testamento: “quem empresta dinheiro a juros comete um pecado”. Foi a deixa para o colega Alexandre de Moraes dizer que Dino “é candidato a papa”. Não houve perdão. A primeira turma tornou réus mais seis envolvidos em uma suposta tentativa de golpe de Estado.
PISOU NA BOLA
É recomendável, a qualquer governo que só anuncie uma troca ministerial quando o convidado disser que está pronto para o novo cargo. A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, passou o carro na frente dos bois, anunciou o deputado Pedro Lucas Fernandes (União Brasil-MA), para o lugar deixado por Juscelino Filho, também do União maranhense, mas agora Pedro Lucas não quer o cargo.
O DUQUE DA LAVA JATO
Renato Duque, ex-diretor de operações da Petrobras, foi condenado a 29 anos de cadeia por lavagem de dinheiro e corrupção. A denúncia é de que Duque teria recebido mais de R$ 5,6 milhões em propina. Em Brasília, corre à boca miúda que a sentença não prospera se chegar à mesa do ministro do STF, Dias Toffoli.
PENSE NISSO!
…Hugo Motta, com isso, ganha tempo!
O presidente da Câmara tinha prometido aos bolsonaristas e adjacências que colocaria em votação o projeto de lei da anistia, se a oposição conseguisse apoio para a urgência.
O requerimento está com mais de 260 assinaturas, acima do necessário, mas Motta faz cara de “boi manso” e nada de cumprir com o prometido. Sem contar que ele é um dos convidado do Planalto para ir ao funeral do papa Francisco. Vai se ausentar do plenário da Câmara por esses dias.
Motta mesmo sendo médico sabe que dor de barriga não dá somente uma vez. Em menos de dois anos, poderá ter de bater à porta de quem hoje ele tem virado as costas.
Pense nisso!