Pedro Lucas (União) assume Ministério das Comunicações e governo Lula chega a 10 trocas
Juscelino Filho, ministro anterior, foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República ao STF, acusado de desvio de recursos de emendas parlamentares

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aceitou a indicação do União Brasil e escolheu o deputado federal Pedro Lucas Fernandes (MA) para assumir o Ministério das Comunicações no lugar de Juscelino Filho. Em reunião realizada nesta quinta, 10, no Palácio da Alvorada, Lula elogiou Pedro Lucas e pediu mais apoio do partido no Congresso.
Na terça-feira, 8, Juscelino foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF), acusado de desvio de recursos de emendas parlamentares quando exercia o mandato de deputado federal. O caso foi revelado pelo Estadão em 2023.
Diante do desgaste, Lula pediu que ele entregasse o cargo para não prejudicar ainda mais o governo. A Primeira Turma do STF - a mesma que analisa as ações da trama golpista do 8 de Janeiro - deve aceitar a denúncia contra Juscelino e, nesse caso, ele se tornará réu.
Pedro Lucas é líder da bancada do União Brasil na Câmara e vem de uma família tradicional na política maranhense. É filho do ex-deputado Pedro Fernandes, atual prefeito de Arame, cidade do interior do Maranhão.
União Brasil e o governo Lula
Embora ocupe três ministérios no governo Lula (Comunicações, Turismo e Integração e Desenvolvimento Regional), o União Brasil está rachado.
Tanto que um setor se movimenta ali para ser oposição e apoiar outro candidato à cadeira de Lula, em 2026.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), lançou sua pré-candidatura à Presidência, mas não empolga a cúpula do partido.
Dividida, a legenda abriga uma ala que prega a adesão a um desafiante indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PT).
Novo ministro é próximo a Flávio Dino
O novo ministro, porém, integra o grupo que defende a aliança com o PT. Recentemente, ele fez parte da comitiva de Lula para o Japão e o Vietnã.
Pedro Lucas é próximo do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino e foi presidente da Agência Executiva Metropolitana (Agem) quando ele era governador do Maranhão. Dino é hoje o relator da investigação sobre Juscelino no STF.
#im #ll #ss #jornaldocommercio" />
Agora, o União Brasil terá de se debruçar sobre outro problema: quem vai substituir Pedro Lucas na liderança do partido na Câmara.
A cúpula da legenda quer que seja o próprio Juscelino, que reassume o mandato de deputado federal. Mas o grupo que se opõe ao governo resiste à ideia e quer um perfil mais combativo.
Quem é Pedro Lucas?
O novo titular do Ministério das Comunicações chegou ao União Brasil após ser pivô de uma crise com o ex-deputado federal Roberto Jefferson e é aliado de primeira hora do presidente da sigla, Antonio Rueda.
Membro de uma família tradicional de políticos do Maranhão, Pedro Lucas Fernandes é formado em Administração com especialização em Planejamento Governamental. Ele tem 45 anos e nasceu em São Luís, capital do Estado.
O novo ministro é filho do atual prefeito do município de Arame (MA), Pedro Fernandes (União Brasil), que foi deputado federal entre 1999 e 2019. Ele e o pai são próximos da família do ex-presidente José Sarney (MDB).
Pedro Lucas foi o autor de uma proposta de sessão em homenagem aos 40 anos da redemocratização e ao ex-chefe do Executivo, realizada no mês passado.
No primeiro mandato como deputado, foi líder do PTB entre 2019 e 2021, até ser afastado por Roberto Jefferson após votar a favor da prisão do deputado federal Daniel Silveira, que também era filiado à sigla.
Trocas do governo Lula
- Abril de 2023: Gonçalves Dias (Gabinete de Segurança Institucional, GSI) deixou o cargo após a divulgação de vídeos que mostravam sua passividade durante os Atos Golpistas de 8 de Janeiro. Ricardo Cappelli assumiu interinamente, seguido por Marcos Amaro dos Santos;
- Julho de 2023: Daniela Carneiro (Turismo) foi substituída por Celso Sabino (União-PA) para atender a demandas do Centrão;
- Setembro de 2023: Ana Moser (Esporte) cedeu a vaga para André Fufuca (PP-MA) em uma minirreforma ministerial;
- Setembro de 2023: Márcio França trocou o Ministério de Portos e Aeroportos pelo novo Ministério do Empreendedorismo, com Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) assumindo a pasta anterior;
- Janeiro de 2024: Ricardo Lewandowski (Justiça) substituiu Flávio Dino, que foi indicado ao STF. Lewandowski, ex-STF, tinha relação de confiança com Lula;
- Setembro de 2024: Silvio Almeida (Direitos Humanos) foi demitido por alegações de assédio sexual. Macaé Evaristo (PT-MG) assumiu o cargo;
- Janeiro de 2025: Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social, Secom) deixou o cargo para Sidônio Palmeira, visando melhorar a comunicação do governo;
- Março de 2025: Nísia Trindade (Saúde) foi substituída por Alexandre Padilha, enquanto Gleisi Hoffmann assumiu a Secretaria de Relações Institucionais (SRI).