PSD de Kassab chega a 922 prefeitos no Brasil com novas filiações em Pernambuco e fortalece sigla no Nordeste
Filiação em massa de 32 prefeitos em Pernambuco, nesta segunda-feira (7), isola PSD como o partido com o maior número de prefeitos no Brasil

Com a filiação em massa de 32 prefeitos pernambucanos, nesta segunda-feira (7), o PSD se isolou como o partido com o maior número de prefeitos no Brasil, chegando a 922 prefeitos. No Nordeste, o PSD agora conta com 310 prefeituras.
As 922 prefeituras do PSD no Brasil, representam em torno de 16% dos 5.570 municípios do Brasil (dados do IBGE, de julho de 2024. Na região Nordeste, a proporção é ligeiramente maior, chegando a 17,3% dos dos 1.794 municípios.
A filiação em massa de prefeitos foi capitaneada pela governadora de Pernambuco e presidente estadual do PSD, Raquel Lyra, e pelo presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, que voltou ao Recife para celebrar os novos filiados, um mês após ter liderado o evento de filiação de Raquel Lyra.
Em discurso, Kassab elogiou Raquel e afirmou que "o Brasil reconhece" o trabalho da pernambucana à frente da gestão estadual.
"O Brasil reconhece. Vocês não têm ideia o que acontece no Brasil inteiro em relação a Pernambuco. Da perplexidade de grandes lideranças nacionais querendo saber o que está acontecendo em Pernambuco. Quem é essa moça que, em tão pouco tempo, tanto está fazendo e cuja liderança acende hoje todo o estado de Pernambuco", afirmou.
Intervenção no PSDB muda rumo do PSD
Os 32 prefeitos haviam deixado o PSDB na última quarta-feira (2), após intervenção no diretório estadual do partido, decidida pela executiva nacional, que colocou Álvaro Porto como presidente.
Após o anúncio, o então presidente Fred Loyo e a vice-governadora Priscila Krause assinaram carta repudiando a decisão e anunciaram a desfiliação do partido, que foi acompanhada pelos 32 prefeitos, que reafirmaram o apoio à governadora.
- Álvaro Porto x Raquel Lyra: governo consegue vitória adiando votação de aumento das emendas parlamentares
- 'PSD torna-se o maior partido de Pernambuco', diz Raquel Lyra, em ato de filiação de 31 prefeitos
-
Diante de racha do MDB, João Campos diz ter "confiança que vai dar tudo certo" para manter aliança
Ainda em seu discurso no evento desta segunda-feira, Kassab destacou que, sob o comando de Raquel, o partido está "no rumo certo" em Pernambuco. O presidente nacional do PSD celebrou a "reafirmação de unidade" e enfatizou que é preciso dar condições para o trabalho de Raquel à frente da gestão estadual, além de criticar gestões anteriores que passaram pelo Palácio do Campo das Princesas.
"Sob o seu comando, Raquel, nós estamos no rumo certo. Esse aqui é um ambiente muito mais do que partidário. [...] Esse é o momento de reflexão, é o momento de reafirmação de unidade, porque o tempo passa e nós precisamos dar condições para que Pernambuco continue a contar com o trabalho com esse que vem sendo feito à frente do Governo do Estado. Nós não podemos deixar voltar os tempos aonde, na verdade, a palavra de nada valia", enfatizou.
Raquel, ao chegar no evento, celebrou as filiações e afirmou que o PSD se tornou o "maior partido de Pernambuco".
"Chegamos ao partido que já tinha 25 prefeitos eleitos e agora são mais 31 filiados, tornando-se o maior partido do estado de Pernambuco. Mas o que mais importa aqui é o fato de que nós temos lideranças políticas muito fortes, comprometidas com o futuro de Pernambuco e que estão sintonizadas com o movimento de mudança que só está começando", disse Raquel Lyra.
Confira a lista de prefeitos que se filiaram ao PSD, nesta segunda-feira (7):
- Alagoinha - Simãozinho;
- Barra de Guabiraba - Diogo Carlos;
- Belém de Maria - Beto do Sargento;
- Cachoeirinha - André Raimundo;
- Carnaubeira da Penha - Elizinho;
- Caruaru - Rodrigo Pinheiro (ainda vai assinar a filiação ao PSD);
- Catende - Dona Graça;
- Cortês - Fátima Borba;
- Exu - Júnior Pinto;
- Ibimirim - Welliton Siqueira;
- Ibirajuba - Izalta;
- Igarassu - Elcione;
- Iguaracy - Dr. Pedro;
- Ilha de Itamaracá - Paulo Galvão;
- Joaquim Nabuco - Márcia Barreto;
- Maraial - Marlos Henrique;
- Moreilândia - Teto Teixeira;
- Nazaré da Mata - Aninha da Ferbom;
- Orobó - Biu Abreu;
- Paulista - Severino Ramos;
- Riacho das Almas - Dió Filho;
- Rio Formoso - Berg de Hacker;
- Salgadinho - Joia;
- Saloá - Júnior de Rivaldo;
- São Joaquim do Monte - Duguinha Lins;
- Sertânia - Pollyanna Abreu;
- Tacaimbó - Joelda Pereira;
- Triunfo - Luciano Bonfim;
- Tuparetama - Diógenes Patriota
- Verdejante - Xicão Tavares;
- Vertentes - Rael Ferreira;
- Vicência - Éder Waltter.