INCERTEZA | Notícia

Diante de racha do MDB, João Campos diz ter "confiança que vai dar tudo certo" para manter aliança

O prefeito do Recife espera contar com o apoio do partido Movimento Democrático Brasileiro em uma futura candidatura ao governo de Pernambuco, em 2026

Por JC Publicado em 05/04/2025 às 16:44

Apesar da incerteza sobre o futuro da liderança do MDB estadual - eleição deve acontecer em agosto -, o prefeito do Recife, João Campos, demonstrou confiança de que o partido que é atualmente presidido por Raul Henry - seu aliado -, siga o apoiando em uma futura candidatura ao governo de Pernambuco, em 2026.

"O MDB é um grande partido brasileiro, no qual eu tenho enorme respeito. Acredito que todo partido tem uma dinâmica interna particular, mas confio que essa aliança entre PSB e MDB seguirá. Vi essa aliança ser firmada por Jarbas (Vasconcelos) e por Eduardo (Campos) e consolidada nas eleições de 2012, 2014 e têm sido assim até hoje", falou o prefeito João Campos, esperançoso que terá o apoio do MDB numa eventual disputa pelo Governo do Estado contra Raquel Lyra (PSD).

Reprodução do Instagram
João Campos, prefeito do Recife; e Raul Henry, presidente estadual do MDB - Reprodução do Instagram

Essa aliança, porém, pode ser rompida. Isso porque, na sexta-feira (5), o ex-governador e senador Jarbas Vasconcelos, um dos fundadores do partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB), formalizou apoio ao grupo liderado pelo senador Fernando Dueire, que foi seu suplente no Senado, e do deputado estadual Jarbas Filho, na eleição para a presidência da sigla no estado, que deve ocorrer em agosto.

Diferentemente do atual presidente do partido, Raul Henry, que além de apoiar abertamente o prefeito João Campos, também ocupa o cargo de Secretário de Relações Institucionais da Prefeitura do Recife, a ala encabeçada por Fernando Dueire e Jarbas Filho têm uma inclinação a fazer parte da base de apoio da governadora Raquel Lyra (PSD). Ou seja, internamente, a sigla estaria rachada.

O ex-deputado Raul Henry, por sinal, foi convidado para participar do XVI Congresso Estadual do PSB Pernambuco, que foi realizado neste sábado (5), em uma universidade no bairro da Boa Vista, na região central do Recife. Porém, segundo informações apuradas pela reportagem do JC, o presidente estadual do MDB "já tinha um compromisso marcado" e teria explicado diretamente ao prefeito João Campos sobre a impossibilidade de comparecer ao evento, que teve a presença de outros parlamentares e lideranças de outros partidos - senadora Teresa Leitão (PT), deputado estadual Álvaro Porto (PSDB), além do presidente estadual do Republicanos, Samuel Andrade.