Álvaro Porto sinaliza que PSDB apoiará João Campos em 2026 e critica Raquel Lyra: 'Ingratidão'
'O PSDB de Pernambuco, sob minha presidência, não acompanha a atual gestão que governa Pernambuco', disse deputado no XVI Congresso Estadual do PSB

Escolhido pela executiva nacional do PSDB para comandar a comissão interventora da legenda em Pernambuco, o deputado estadual Álvaro Porto reforçou, neste sábado (5), sua aproximação com o projeto político do prefeito do Recife, João Campos (PSB). A declaração foi feita durante o XVI Congresso Estadual do PSB, realizado no Centro do Recife.
Em seu discurso, Porto voltou a criticar a governadora Raquel Lyra (PSD), a quem apoiou na eleição de 2022.
"Há três anos, acreditei no projeto que iria começar uma mudança em Pernambuco. Todos sabem do meu empenho, arriscando o meu mandato de deputado estadual. Segui firme acompanhando a atual governadora, mas a pior coisa que existe na política é a ingratidão", afirmou.
Base de João Campos
A nomeação de Álvaro Porto, que é desafeto de Lyra, para a comissão interventora do PSDB foi interpretada como um movimento de retaliação ao grupo mais próximo da governadora, que deixou a sigla rumo ao PSD. O deputado já vinha sinalizando que conduziria o PSDB em direção à base do PSB, partido de João Campos.
"João, temos um longo caminho pela frente com vários partidos de Pernambuco, tenho certeza. Agora, falo em nome do PSDB. Vamos sentar na mesa e vamos discutir o que é melhor para Pernambuco. O PSDB de Pernambuco, sob minha presidência, não acompanha a atual gestão que governa Pernambuco", prosseguiu.
Porto também declarou que a prioridade será trabalhar por um projeto capaz de tirar o estado do que chamou de "atraso". "Independente de sigla partidária, vamos trabalhar o melhor nome que tiver para tirar Pernambuco do atraso que está hoje", afirmou. Embora ainda não haja confirmação oficial, a expectativa é de que João Campos dispute o Governo do Estado em 2026 pelo PSB.
PSB
Com a presença de deputados estaduais, prefeitos e lideranças políticas, o XVI Congresso Estadual do PSB reconduziu Sileno Guedes à presidência da legenda em Pernambuco.
#im #ll #ss #jornaldocommercio" />
João Campos, por sua vez, assumirá a presidência nacional do PSB em maio, ampliando sua visibilidade política com vistas ao próximo ciclo eleitoral. A expectativa é de que ele intensifique a agenda pelo interior do estado ao longo dos próximos meses.