CONGRESSO ESTADUAL DO PSB | Notícia

Álvaro Porto sinaliza que PSDB apoiará João Campos em 2026 e critica Raquel Lyra: 'Ingratidão'

'O PSDB de Pernambuco, sob minha presidência, não acompanha a atual gestão que governa Pernambuco', disse deputado no XVI Congresso Estadual do PSB

Por Emannuel Bento Publicado em 05/04/2025 às 13:07 | Atualizado em 05/04/2025 às 13:38

Escolhido pela executiva nacional do PSDB para comandar a comissão interventora da legenda em Pernambuco, o deputado estadual Álvaro Porto reforçou, neste sábado (5), sua aproximação com o projeto político do prefeito do Recife, João Campos (PSB). A declaração foi feita durante o XVI Congresso Estadual do PSB, realizado no Centro do Recife.

Em seu discurso, Porto voltou a criticar a governadora Raquel Lyra (PSD), a quem apoiou na eleição de 2022.

"Há três anos, acreditei no projeto que iria começar uma mudança em Pernambuco. Todos sabem do meu empenho, arriscando o meu mandato de deputado estadual. Segui firme acompanhando a atual governadora, mas a pior coisa que existe na política é a ingratidão", afirmou.

Base de João Campos

A nomeação de Álvaro Porto, que é desafeto de Lyra, para a comissão interventora do PSDB foi interpretada como um movimento de retaliação ao grupo mais próximo da governadora, que deixou a sigla rumo ao PSD. O deputado já vinha sinalizando que conduziria o PSDB em direção à base do PSB, partido de João Campos.

ALEXANDRE AROEIRA/DIVULGAÇÃO
Imagem de mesa XVI Congresso Estadual do PSB, no Centro do Recife, neste sábado (05/04) - ALEXANDRE AROEIRA/DIVULGAÇÃO

"João, temos um longo caminho pela frente com vários partidos de Pernambuco, tenho certeza. Agora, falo em nome do PSDB. Vamos sentar na mesa e vamos discutir o que é melhor para Pernambuco. O PSDB de Pernambuco, sob minha presidência, não acompanha a atual gestão que governa Pernambuco", prosseguiu.

Porto também declarou que a prioridade será trabalhar por um projeto capaz de tirar o estado do que chamou de "atraso". "Independente de sigla partidária, vamos trabalhar o melhor nome que tiver para tirar Pernambuco do atraso que está hoje", afirmou. Embora ainda não haja confirmação oficial, a expectativa é de que João Campos dispute o Governo do Estado em 2026 pelo PSB.

PSB

Com a presença de deputados estaduais, prefeitos e lideranças políticas, o XVI Congresso Estadual do PSB reconduziu Sileno Guedes à presidência da legenda em Pernambuco.


#im #ll #ss #jornaldocommercio" />

João Campos, por sua vez, assumirá a presidência nacional do PSB em maio, ampliando sua visibilidade política com vistas ao próximo ciclo eleitoral. A expectativa é de que ele intensifique a agenda pelo interior do estado ao longo dos próximos meses.