INDICAÇÃO | Notícia

Comissão de Justiça da Alepe não deve acelerar a sabatina do novo administrador de Fernando de Noronha

Para o presidente da Comissão, deputado Alberto Feitosa (PL), o governo não poder ter 'pressa' para o rito e é preciso calma no processo

Por Letícia Mendes Publicado em 31/03/2025 às 15:18

O deputado estadual e presidente da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Alepe, Alberto Feitosa (PL), afirmou, nesta segunda-feira (31), que não vai acelerar o rito para sabatina de Virgílio Oliveira, indicado para ser o novo administrador de Fernando de Noronha. A declaração foi dada em conversa com a reportagem do Jornal do Commercio

De acordo o deputado, o governo não poder ter 'pressa' para o rito, já que, ainda segundo o parlamentar, o governo demorou 40 dias para indicar o primeiro administrador [Walber Santana] e depois desmarcou sem avisar nada. "Então, tudo a gente vai fazer com calma", disse Feitosa. 

Ao JC, o deputado comentou que as próximas semanas já estão com agendas marcadas nas comissões. Nesta terça (01), a Comissão de Administração Publica irá receber o secretário de Educação de Pernambuco, Gilson José Monteiro Filho. Já na semana seguinte, dia 8, a Alepe terá uma audiência pública com setores do comércio.

"Então, eu tenho que ver se eu faço uma extra, uma convocação extraordinária", disse o deputado cogitando uma sessão fora da agenda já confirmada pela Casa. Dessa forma, ainda não se tem uma data certa para Virgílio Oliveira ser sabatinado. 

"Como a gente estava todo organizado para fazer [a sabatina de Walber Santana] na terça-feira, não me lembro a data do outro indicado, então eu tenho que combinar com os colegas [deputados] e com o próprio presidente [Álvaro Porto], porque a gente faz a sabatina, é designado um relator, na semana seguinte ele dá o parecer, e depois a gente combina para ir para a plenária, porque não é só a comissão de justiça, também precisa ser votado em plenária", complementou. 

Segundo Feitosa, é preciso organizar essa sabatina com calma, até porque, de acordo com o parlamentar, investidores da ilha participam e conselheiros distritais que já tinha vindo, inclusiva, da outra vez, para a sabatina de Walber.

"Almoçaram com a gente [conselheiros]. Porque na segunda-feira até três horas da tarde estava confirmado", disse.  

Desistência da indicação

No início de março, a governadora Raquel Lyra (PSD) enviou ofício à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) solicitando desconsideração da indicação de Walber Santana para a o cargo de Administrador-Geral do Arquipélago de Fernando de Noronha. O governo estadual, na época, não informou o motivo da desistência da indicação no documento.

Walber Santana, que atualmente ocupa o cargo de secretário executivo de Meio Ambiente de Pernambuco, havia sido indicado para administrar o Arquipélago no dia 28 de janeiro, quando a então administradora Thallyta Figueirôa pediu exoneração. Desde então, a administração de Noronha vem sendo gerida de forma interina por Nathalie Mendonça, gerente-geral do Distrito Estadual de Fernando de Noronha. 

Compartilhe